A partir deste domingo (30), os pré-candidatos para prefeito e vereadores que são locutores de rádio ou apresentadores de TV devem se afastar dos seus programas.
O afastamento está previsto no artigo 45 da Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997). Segundo a legislação, 30 de junho é a data a partir da qual é proibido às emissoras de rádio e de televisão transmitir programa apresentado ou comentado por pré-candidata ou pré-candidato.
O descumprimento da regra pode acarretar o cancelamento do registro da candidatura, bem como a aplicação de multa para a emissora, caso a beneficiária ou o beneficiário seja escolhido em convenção partidária.
Os pré-candidatos não ficam impedidos de aparecer na mídia no período anterior à campanha eleitoral. Eles poderão ser entrevistados e, por exemplo, participar de lives na internet. Entretanto, os candidatos indicados pelos partidos para concorrer só poderão pedir votos a partir de 16 de agosto, quando começa a propaganda eleitoral.
Os participantes do pleito só podem retornar às funções após a eleição, no dia 07 de outubro ou 28, caso ele concorra em segundo turno.
Com informações do TSE
Leia também: Operário comunica desligamento do lateral Pacheco do time
Colisão entre carro e moto no Centro de Ponta Grossa deixa garupa ferida com suspeita…
Ao todo, serão construídas 86 moradias na cidade por meio de articulação do deputado federal…
Guarda Municipal de Ponta Grossa prende motociclista com drogas e dinheiro em Uvaranas após fuga…
Estado investe R$ 2,7 milhões em sistema Autolys para coleta e análise de DNA, avançando…
O evento, que acontece também nesta sexta-feira (22), tem como tema central a "Emergência Climática"…
PF indicia Bolsonaro e 36 por golpe de Estado; PGR decidirá denúncia em 15 dias.…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade