Os covereadores João Luiz Stefaniak e Josi Kieras, do Mandato Coletivo de Ponta Grossa, participaram de reunião com a Prefeita Elizabeth Schmidt na tarde desta quarta-feira (22) em seu gabinete, na sede do Poder Executivo.
Também estiveram presentes o Procurador-Geral Dr. Gustavo da Matta, o Vereador Júlio Kuller (líder do governo na Câmara) e secretárias municipais. Entre as pautas levantadas, destaca-se a regulamentação da Lei 14.655/2023 que proíbe fogos de artifício com estampido no município – já sancionada, porém não fiscalizada.
Leia também: ACIPG discute contrato com a Sanepar
Em vídeo publicado nas redes do Mandato Coletivo, Elizabeth afirmou que “logo sairá um decreto com toda essa regulamentação para vigorar já nas festas [de fim de ano]”. A lei surgiu após projeto idealizado pelo Mandato em 2021, também assinado pelos Vereadores Geraldo Stocco, Júlio Kuller, Dr. Erick, Izaías Salustiano, Joce Canto e o ex-Vereador Ede Pimentel.
Para efeito da lei, são considerados fogos com estampido os que ultrapassam os 120 decibéis; ficam isentos da lei os fogos de vista. Os estabelecimentos que comercializam os artefatos serão obrigados a fixar placa ou cartaz informando o conteúdo da lei, mas a proibição da venda é de competência do Governo Federal.
Fogos afetam a todos
O distúrbio sonoro proporcionado pelos fogos de artifício de estampido tem notória reprovação da população geral, mas é especialmente prejudicial à saúde de crianças, idosos, pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e animais.
Para crianças e pessoas com TEA ele pode desencadear crises, aumentar o estresse e gerar desconforto emocional; idosos podem perceber aumento da pressão arterial e distúrbios do sono; já para animais, é um ruído ameaçador e que pode levar a fugas, acidentes e lesões.
Colisão entre carro e moto no Centro de Ponta Grossa deixa garupa ferida com suspeita…
Ao todo, serão construídas 86 moradias na cidade por meio de articulação do deputado federal…
Guarda Municipal de Ponta Grossa prende motociclista com drogas e dinheiro em Uvaranas após fuga…
Estado investe R$ 2,7 milhões em sistema Autolys para coleta e análise de DNA, avançando…
O evento, que acontece também nesta sexta-feira (22), tem como tema central a "Emergência Climática"…
PF indicia Bolsonaro e 36 por golpe de Estado; PGR decidirá denúncia em 15 dias.…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade