A Prefeitura de Ponta Grossa alerta o munícipe que atualmente não tem nenhum aplicativo geral de serviços do Município, disponível na loja Google Play e Apple Store (Android e IOS). Em virtude disso, por não ter sido produzido pela Administração Municipal, é considerado falso e a coleta dos dados dos usuários pode ser nociva. Um boletim de ocorrência já foi feito na Delegacia para que o caso seja investigado pela Polícia Civil.
O caso foi descoberto pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura que recebeu alguns e-mails de munícipes, em resposta a um formulário de contato, vindo deste aplicativo. A situação foi encaminhada para o Departamento de Informática que comunicou que o conteúdo não é desenvolvido pelo Município.
Segundo Samuel Airon Moreira, diretor do Departamento de Informática, este aplicativo não foi desenvolvido pelos servidores da Prefeitura de Ponta Grossa. “Este aplicativo não é nosso conhecimento, muito menos tem o consentimento da Prefeitura de Ponta Grossa. A plataforma espelha soluções disponibilizadas pelo Governo Municipal em sua página web sem qualquer autorização. Em virtude disso, há riscos de segurança para o usuário, uma vez que, há coleta de dados, impressão de boletos, entre outros serviços fraudulentos”. Explica.
A Procuradoria Geral do Município (PGM) informou que considerando as informações prestadas, visando proteger os munícipes de eventual divulgação ilícita de dados sensíveis, um boletim de ocorrência deve ser registrado e a devida divulgação deve ser efetuada para elucidar que o aplicativo em questão não é de propriedade do Município. “Oficiaremos também as lojas de aplicativos para que retirem o aplicativo de funcionamento o mais breve possível. Porém, até ser retirado, há a necessidade de alertar a população para que não utilizem da ferramenta fraudulenta”, finaliza Moreira.
Cabe salientar que este aplicativo em questão não pode ser confundido com outros apps como o Vacina PG e Estar Ponta Grossa, que são utilizados pela Administração Municipal para um serviço público para a sociedade. “O Vacina PG e o Estar Ponta Grossa já estão sendo utilizados há algum tempo, sendo anunciados pela própria Prefeitura. Porém o que está denominado como Prefeitura de Ponta Grossa – Paraná, tendo como fabricante Nacionation, é falso e não atende os interesses do Município, podendo ser prejudicial para o usuário” reforça Moreira.
Mãe da vítima relatou que foi até a residência do filho e o chamou, mas…
Motorista atropelou criança de 10 anos e se evadiu do local sem prestar socorro à…
Fiat Uno foi completamente tomado pelas chamas. Caso aconteceu na madrugada deste sábado (23), na…
Veja as notas de falecimentos das últimas 24h divulgadas pelo Serviço Funerário Municipal de Ponta…
Fantasma de Vila Oficinas já sabe quais serão os 11 confrontos da primeira fase do…
Encontro serviu para ajudar na capacitação e orientação dos fornecedores da unidade do Senac Ponta…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade