Categorias: DestaquePolítica

Prefeitura de Carambeí recebe avaliação positiva do TCE-PR referente a contas de 2021/2022

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) julgou pela regularidade, ou seja, pela aprovação (sem ressalvas) das contas referente aos anos de 2021 e 2022 da prefeita de Carambeí, Elisangela Pedroso.

O levantamento realizado pelos analistas do TCE engloba controle contábil e financeiro, como a execução do orçamento, gastos com pessoal, despesas com adiantamentos e diárias dos servidores e agentes políticos, bem como a verificação de regularidade e transparência dos processos de contratação de obras e serviços públicos.

A prefeita Elisangela Pedroso comemorou a notícia ao considerar o trabalho realizado nos anos iniciais da gestão como a diminuição de gastos e despesas que possibilitaram o Município, entre outras coisas, baixar o índice de despesas com pessoal, além de melhorar a situação das finanças públicas.

“Quando assumimos em 2021, o cenário era de dificuldade, pois a Prefeitura havia ultrapassado o limite de gastos com servidores em 54%, bem como outros desajustes financeiros. Após um ‘pente fino’ nos contratos, nas despesas, conseguimos readequar o orçamento e diminuir o percentual para 41%, o que hoje permite até mesmo a realização de concurso público”, disse Elisangela.

A prefeita Elisangela Pedroso destacou o trabalho da Secretaria Municipal de Finanças e Administração, Departamento de Compras e Controle Interno, na execução ordenada dos recursos. “Nós temos um orçamento anual de R$ 179 milhões, que precisa ser bem gerido para que haja um equilíbrio e não falte dinheiro para custear os serviços públicos”, falou.

Elisangela afirma que assim como uma boa administração das finanças públicas traz reflexos positivos nos serviços públicos, a má gestão também. “Recentemente, tivemos que pagar uma dívida previdenciária milionária, de mais de R$ 1,5 milhão, devido a uma compensação mal sucedida junto a Receita Federal, herdada da gestão anterior. É um dinheiro que poderíamos investir em obras e serviços públicos, mas que se não liquidássemos afetaria a administração de forma geral”, lamenta.

Leia também: UEPG divulga concorrência do Vestibular 2023

Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

Artigos recentes

Atletas de Tibagi conquistam seis ouros no Campeonato Paranaense de Powerlifting

Competição faz parte da seletiva para o Brasileiro 2025. Tibagi teve cinco atletas participando, todos…

% dias atrás

Homem condenado a 21 anos de reclusão é preso em PG

O detido foi encaminhado ao sistema prisional e permanecerá à disposição da Justiça para o…

% dias atrás

Eleição para presidente da OAB de Ponta Grossa ocorre nesta sexta-feira (22)

Votação ocorre das 09h às 17h, de forma exclusivamente on-line; veja propostas das candidatas à…

% dias atrás

Educação: cidade da região recebe auditoria do Tribunal de Contas

Com ações fiscalizatórias como essa, o TCE-PR é capaz de examinar de forma independente a…

% dias atrás

Incêndios: ano já teve o dobro de ocorrências de 2023

No total acumulado do ano, até o dia 18 de novembro, o Paraná registrou 13.247…

% dias atrás

Confira as vagas de emprego disponíveis nesta sexta-feira (22) em Palmeira

Veja as principais vagas de emprego disponíveis na Agência do Trabalhador de Palmeira, localizada na…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade