O secretário Cláudio Grokoviski explica que, em todo início de ano, os débitos não regularizados do ano anterior são inscritos em dívida ativa e ficam liberados para que a Procuradoria Geral do Município inicie os trâmites de cobrança via protesto ou cobrança judicial. “Caso os contribuintes façam parte do regime especial de tributação do Simples Nacional e MEIs, além de suas dívidas serem inscritas na dívida ativa do Município, podem ser excluídos do regime de tributação e perderem os benefícios da tributação simplificada e do MEI”, explica.
Além disso, o Tribunal de Contas do Estado determina que todos os devedores inscritos em dívida ativa passem a fazer parte do cadastro de contribuintes inadimplentes do Portal da Transparência.
“Temos ainda um montante de dívida bastante significativo de ISSQN de contribuintes do Simples Nacional e de MEIs que não efetuaram o pagamento da guia de arrecadação única (DAS) dentro do prazo. Há dívidas que, mediante convênio entre a Prefeitura, a Receita Federal e a Procuradora Geral da Fazenda Nacional (PGFN), foram transferidas ao Município para inscrição em dívida ativa e a devida cobrança”, frisa o secretário.
“Recebemos da Receita Federal uma relação com todos os CNPJs inscritos no Município, optantes pelo Simples Nacional e MEIs, para indicarmos quais deles possuem débitos pendentes com a administração municipal, sejam de taxas ou de ISSQN transferidos pela PGFN para serem inscritos em dívida ativa. Com essa relação, a Receita deve vedar a estes contribuintes a opção pelo Simples Nacional para o exercício 2025 e a Prefeitura deverá excluir estes contribuintes do regime, mediante uma análise criteriosa dos débitos que estão em aberto. Por isso, estamos orientando para que a regularização seja realizada o mais breve possível diretamente na Prefeitura”, alerta Grokoviski.
Como consultar
O secretário da Fazenda destaca ainda que desde 2023, para auxiliar os contribuintes com dificuldades, a Prefeitura de Ponta Grossa disponibilizou o ‘Parcelamento Online’ de tributos com um prazo maior e com metade dos juros aplicados anteriormente.
Justiça Fiscal
Leia também: Mega-Sena sorteia hoje (17) prêmio acumulado em R$ 16 milhões
Incêndio aconteceu na manhã desta quarta-feira. Dois caminhões dos bombeiros foram acionados ao local
Veja as notas de falecimentos das últimas 24h divulgadas pelo Serviço Funerário Municipal de Ponta…
Motorista embriagado perde controle de veículo e colide com carro estacionado em Ponta Grossa. Teste…
Análise da Aprovação do Governo Lula Após Dois Anos de Mandato
Pâmela Aires, atleta de Ponta Grossa, conquista pódios no Campeonato Brasileiro de Atletismo Paralímpico e…
Mega-Sena acumula no concurso 2809 e prêmio da Mega da Virada atinge R$ 600 milhões.…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade