A Prefeitura de Ponta Grossa informa, que devido a problemas com a impressão dos carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), foi prorrogada para 31 de março, tanto o pagamento da cota única com desconto de 15% para que tem direito, como também a primeira prestação para quem optar pelo parcelamento. A Administração reforça que o serviço está disponível pela internet, através do site da Prefeitura. As demais parcelas do IPTU continuam com vencimento previsto para o dia 20 de cada mês.
De acordo com a Secretaria Municipal da Fazenda, os munícipes que estiverem com o tributo de anos anteriores em dia e optarem pelo pagamento à vista, terão como benefício 15% de desconto sob o valor do Imposto Predial e Territorial Urbano até o dia 31 de março. “Para o pagamento parcelado, estendemos o prazo também até o último dia do mês somente da primeira parcela, de forma que será dividido entre os meses de março a dezembro, sempre no dia 20 de cada mês”, comenta o secretário da Fazenda, Cláudio Grokoviski.
[RELACIONADAS]
Para 2022, o tributo foi lançado para mais de 175 mil cadastros, aproximadamente 10 mil a mais que no ano anterior. O valor total lançado para este ano, considerando IPTU e taxa da coleta de lixo é de R$ 158 milhões, R$ 16 milhões a mais que em 2021. Este ano não houve reajuste no IPTU e taxa de coleta de lixo, foi feita apenas a reposição de 10% da inflação.
A Prefeitura lembra que os boletos já podem ser consultados e emitidos online pelo Portal do Contribuinte. O tributo municipal pode ser pago nas instituições
Isenção e revisão
Com o lançamento do IPTU 2022, também estão definidos os prazos para protocolar pedidos de isenção e revisão dos valores. O contribuinte que identificar alguma divergência no valor ou na metragem do imóvel indicada no boleto pode solicitar uma revisão dos valores até o dia 17 de setembro. O pedido de revisão pode ser feito tanto na Praça de Atendimento como de forma online, pelo site da Prefeitura.
Quem tem direito à isenção do IPTU também já pode protocolar a solicitação na Praça de Atendimento ou solicitar de forma online, também com prazo final para 17 de setembro. O contribuinte que não realizar o protocolo neste prazo e não realizar o pagamento do tributo, mesmo enquadrado nas regras, poderá ser inscrito em Dívida Ativa, caso o valor fique em aberto.
Prazos
31/03 – pagamento à vista com 15% de desconto para contribuintes adimplentes
31/03 – vencimento da 1ª parcela (nas demais 9 parcelas o vencimento é todo dia 20, de abril a dezembro)
17/09 – prazo final para protocolar pedido de revisão do valor
17/09 – prazo final para protocolar pedido de isenção do tributo
Confira as vagas de emprego disponíves na Agência do Trabalhador de Ponta Grossa, para esta…
Veja as previsões para Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário…
A Polícia Civil segue apurando as circunstâncias do caso e trabalhando para identificar o responsável…
a solicitante, que relatou que um homem invadiu a residência de seu filho e causou…
O homem afirmou não saber as razões que motivaram o ataque. Após a agressão, os…
Veja as notas de falecimentos das últimas 24h divulgadas pelo Serviço Funerário Municipal de Ponta…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade