Foto: divulgação
O programa Consultório na Rua, promovido pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Ponta Grossa, realizou mais de mil atendimentos em 2025. A iniciativa ocorre de forma permanente desde o fim de 2024 e integra os serviços oferecidos nas Unidades de Saúde, Urgência e Emergência e Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Além dos atendimentos de saúde, o programa também realiza encaminhamentos para serviços de assistência social, confecção de documentos, alimentação e higiene.
A coordenadora do programa, Patrícia Valenga, destacou a evolução do projeto. “Quando era realizado de forma pontual, já apresentava resultados positivos. Agora, de forma permanente, contamos com uma equipe capacitada para oferecer um atendimento humanizado e ampliar o acesso à saúde”, afirmou.
Atendimento e abordagem
O programa conta com uma equipe multiprofissional, composta por psicóloga, enfermeira, terapeuta ocupacional, assistente social e residente de odontologia. Seu principal objetivo é ampliar o acesso à saúde para pessoas em situação de rua, que frequentemente enfrentam vulnerabilidade e fragilização dos vínculos familiares.
As atividades diárias incluem busca ativa e acompanhamento da população em praças e espaços públicos, onde os profissionais oferecem atendimento individualizado. Entre os serviços prestados estão escuta qualificada, testes rápidos, coleta de exames, tratamento de feridas, curativos, avaliação odontológica e encaminhamentos para serviços da rede de saúde.
Cristina de Paula, enfermeira do programa, enfatizou a importância do atendimento humanizado. “Além de realizar encaminhamentos, buscamos sempre uma abordagem cuidadosa, apresentando toda a rede de apoio disponível para que essas pessoas tenham acesso a melhores condições de saúde e qualidade de vida”, explicou.
O programa segue em atividade de forma contínua, reforçando o compromisso da Prefeitura de Ponta Grossa com a inclusão e o acesso universal aos serviços de saúde.
Leia também: Espetáculo “Saudades da Minha Terra” inicia nova turnê em PG
É falsa a informação sobre rebelião na Cadeia Pública de Ponta Grossa; BnT confirmou que…
Careca e Mazer criticaram impedimento na fiscalização no aterro do lixo Vila Velha
O projeto segue em tramitação e aguarda nova votação em plenário
O evento acontecerá em dois períodos, das 9h às 11h e das 13h às 15h,…
Valor mensal passa de R$ 450 para R$ 600; proposta do Executivo foi aprovada em…
O material, lançado nesta quarta-feira (23), é direcionado à preparação dos alunos da rede municipal…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade