Equipes gestoras das 156 Escolas e Centros Municipais de Educação Infantil de Ponta Grossa encontraram-se no Cine-Teatro Ópera, na manhã desta segunda (03) para conhecer como será o funcionamento do aplicativo Escola mais Segura, que terá, entre suas funções, o ‘botão do pânico”. A ferramenta deverá ser acionada em caso de situações de emergência dentro das unidades escolares, com recebimento imediato pela Guarda Civil Municipal.
“Estamos apresentando uma ferramenta inovadora e que faz parte de um conjunto de ações pela segurança nas escolas. Esta e outras medidas estão todas integradas ao programa de segurança pública de nosso município, que está se fortalecendo como nunca. Associado ao trabalho dos professores, com o desenvolvimento de uma cultura de paz e o apoio da comunidade, estamos enfrentando a violência em vários níveis de atuação”, resume a prefeita Elizabeth Schmidt.
Leia também: Prefeitura de PG abre chamada pública para competições de artes marciais
Por meio do aplicativo, será possível filmar situações e enviar rapidamente para a central de monitoramento, que poderá ver a escola pelas câmeras e deslocar a equipe mais próxima até o local, de maneira imediata. Conforme a secretária de Cidadania e Segurança Pública, Tânia Sviercoski, o aplicativo com a função botão do pânico será oferecido na medida do avanço da infraestrutura de câmeras e rede que estão em implantação. “A ferramenta está pronta para ser usada e estará em funcionamento conforme o avanço dessas instalações, que também estão sendo realizadas de maneira bastante rápida”, indica a secretária.
Simone Pereira Neves, secretária de Educação, comentou que a ampla união de esforços tem trazido a necessária sensação de segurança para a comunidade. “Todos possuem papeis essenciais, visando a efetiva segurança e a proteção do direito à aprendizagem de cada uma das nossas crianças. Trabalhamos na frente pedagógica, na segurança, na prevenção e na estratégia de reação, visando a proteção e a criação de uma cultura de paz”, comenta Simone.
Atuante na Vara da Infância e Juventude, a promotora de Justiça Caroline Schaffka Teixeira de Sá falou às equipes sobre a melhoria na segurança das escolas. “Estamos em permanente contato para ampliar a proteção aos direitos das crianças e dos adolescentes e a segurança é uma dessas frentes. Todos aqui estão se dedicando a esta causa e todos estão fazendo isso com muito amor”, disse a promotora, que destacou a necessidade de estimular o sentimento de pertencimento dos alunos como principal medida preventiva. “Vamos cada vez mais cuidar das nossas crianças, buscando uma cultura de paz e de não violência”, disse Caroline.
Integração
Além da nova tecnologia, a Prefeitura de Ponta Grossa tem integrado a GCM com a comunidade escolar, por meio da Ronda Comunitária Escolar, em conjunto com as equipes do Departamento de Cidadania e da Superintendência de Trânsito e Segurança Viária.
Desde a criação do Grupamento de Ronda Comunitária Escolar Municipal (GRCEM), o Município tem trabalhado na intensificação de medidas de articulação voltadas à ampliação da segurança das comunidades escolares. Somente no período entre 24 de abril e 19 de junho foram registradas mais de 800 atividades junto aos CMEIs e Escolas.
Motoboy de 24 anos colide com ambulância do SAMU em Ponta Grossa, sofre fratura e…
O Ministro Lewandowski assinou portaria sobre o uso gradativo da força policial, com normas baseadas…
Projeto pode transformar potencial natural em destino atrativo com a nova 'Prainha' e destacar Porto…
Conhecida como Fesuva, promoção da Prefeitura de Ponta Grossa vai reunir mais de 40 produtores…
Wesley Borges, primo de Léo Pereira do Flamengo, morreu em confronto com a polícia em…
O acidente ocorreu na Rua Lourenço Leuzinski, na Vila Auto Alegre. Apesar da gravidade, todos…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade