O quinto caso de abuso sexual de funcionários contra pacientes na UPA Santa Paula foi registrado ontem pela manhã, de acordo com Daniele de Antoni Calixto Strack, ouvidora geral do Município, durante a oitiva CPI da Saúde, nesta sexta-feira (29). O caso denunciado ontem está sob investigação. A Prefeitura de Ponta Grossa se manifestou através de nota e diz que “lamenta o ocorrido e informa que está ciente dos fatos. Contudo, por ser um trabalho de gestão terceirizada, segue o posicionamento do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania”.
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A resposta do Munícipio ainda diz que “o ISAC, gestor da UPA Santa Paula, informa que desligou na tarde de segunda-feira, 25/07, um colaborador que descumpriu o código de ética e princípios legais da organização. Desrespeitando as práticas assistenciais orientadas pelo ISAC, o referido profissional constrangeu uma usuária da unidade. Fato este, que lamentamos publicamente e pedimos desculpas para a paciente e seus familiares
O instituto reforça que tais condutas são inaceitáveis nas unidades que gerencia. Afinal, o compromisso do ISAC com a assistência de qualidade, humanizada e segura. E para isso, ela precisa ser ética, transparente e íntegra”.
A vereadora Joce Canto, relatora da CPI da Saúde, disse que como mulher fica indignada ao saber de mais uma denúncia de violência sexual no sistema de saúde. “É preciso investigação e se comprovado que houve qualquer tentativa de abuso que haja punição. Em um momento de vulnerabilidade, que se procura assistência médica, que deveria ser protegida e amparada a paciente ainda ser violentada dessa maneira é uma agressão não só a ela, mas também a toda a sociedade”, finaliza a vereadora.
A Prefeitura finaliza dizendo que ao tomar conhecimento do ocorrido, o ISAC instaurou imediatamente uma sindicância interna. A mesma, em caráter de urgência, apurou o fato e realizou o desligamento do profissional. “Também foi registrado um boletim de ocorrência sobre o caso. Em respeito a paciente, os detalhes serão mantidos em sigilo. O ISAC está reforçando as orientações ao seu time para que as práticas assistenciais sejam humanizadas. Para isso, irá realizar novas campanhas de sensibilização, novas treinamentos sobre suas diretrizes de humanização, ética, integridade e atendimento seguro”, finalizou a nota.
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