Categorias: DestaquePonta Grossa

Prefeitura de PG e Itaipu anunciam R$22 mi em investimentos de obras nas proximidades do Rio Ronda

A Prefeitura de Ponta Grossa e a Itaipu Binacional anunciaram, nesta sexta-feira (29), um investimento de R$ 22 milhões em obras de microdrenagem e pavimentação no Município.

Os projetos incluem obras na região das vilas Cristina, Hilgemberg, Natel, Santo Antônio, Maracanã, Lina e Clock, locais ligados à bacia do Rio Ronda. “É uma ação que trará inúmeros efeitos positivos não só para a população das vilas próximas, mas para a cidade como um todo, que estará mais bem preparada para o enfrentamento de grandes chuvas, tornando-se mais resiliente e segura para todos”, destaca a prefeita Elizabeth Schmidt.

De acordo  com o secretário municipal de Infraestrutura e Planejamento, Luiz Henrique Honesko, as obras contribuirão para diminuir os riscos de enchentes e alagamentos na região, tendo impacto significativo também em trechos da BR-376/373 que têm o tráfego ocasionalmente interrompido devido às cheias.

“A condição das nascentes do Arroio da Ronda, que é tributário do Rio Tibagi, acaba repercutindo de forma direta nas cheias que acabam ocorrendo em trechos da BR-376/373. Por isso, é essencial que busquemos alternativas que melhorem a absorção das águas e diminuam os impactos tanto das famílias que residem neste entorno da bacia quanto dos motoristas que são afetados pelas cheias”, comentou.

A execução de obras de pavimentação, urbanização e microdrenagem das áreas correspondentes às nascentes do Arroio Ronda, abrangem a implantação de 13.549 metros lineares de drenagem, pavimentação, passeio e sinalização.

Os recursos fazem parte do programa Itaipu Mais que Energia, iniciativa que engloba as ações socioambientais da empresa, tais como Educação Ambiental, Desenvolvimento Rural Sustentável e Gestão por Bacias Hidrográficas.

Segundo o diretor geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri, Ponta Grossa é a primeira cidade do Paraná a contar com recursos do programa Mais Que Energia.  “A criação do programa Mais Que Energia, que amplia a área de atuação e abrangência da Itaipu Binacional para a integralidade do território do Paraná, acaba sendo um marco do fortalecimento de iniciativas de sustentabilidade da empresa e dos esforços do Governo Federal em equacionar desafios concernentes à drenagem urbana em suas diversas bacias, garantindo segurança e proteção à sua população”.

Leia também: Ciclista é arremessado para cima de veículo após colisão em rua de PG

Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

Artigos recentes

Casal é condenado após atirar contra mulher no antigo Clube Tradição de PG

O incidente ocorreu em um estabelecimento conhecido como o antigo Clube Tradição. O tribunal considerou…

% dias atrás

MDB promove Encontro Regional em Ponta Grossa e reforça união partidária

Evento reuniu lideranças estaduais e nacionais da legenda na Câmara Municipal

% dias atrás

Dorival Júnior é o novo treinador do Corinthians

Seu contrato terá validade até o final de 2025, e a divulgação oficial deve ocorrer…

% dias atrás

Ipiranga é premiada com Selo Diamante Nacional pela 2ª vez consecutiva

Na avaliação do Selo são considerados critérios de: qualidade no atendimento (cliente oculto), gestão, ambiente…

% dias atrás

Irmãos caminhoneiros mortos em PG são identificados

Os dois irmãos foram mortos, na manhã de hoje (25), na cidade de Ponta Grossa.…

% dias atrás

PG conquista Nota A pela quinta vez consecutiva do Tesouro Nacional

Apesar do bom desempenho, o secretário alertou para um cenário de cautela em 2025, ano…

% dias atrás