A Prefeitura de Ponta Grossa e a Itaipu Binacional anunciaram, nesta sexta-feira (29), um investimento de R$ 22 milhões em obras de microdrenagem e pavimentação no Município.
Os projetos incluem obras na região das vilas Cristina, Hilgemberg, Natel, Santo Antônio, Maracanã, Lina e Clock, locais ligados à bacia do Rio Ronda. “É uma ação que trará inúmeros efeitos positivos não só para a população das vilas próximas, mas para a cidade como um todo, que estará mais bem preparada para o enfrentamento de grandes chuvas, tornando-se mais resiliente e segura para todos”, destaca a prefeita Elizabeth Schmidt.
De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura e Planejamento, Luiz Henrique Honesko, as obras contribuirão para diminuir os riscos de enchentes e alagamentos na região, tendo impacto significativo também em trechos da BR-376/373 que têm o tráfego ocasionalmente interrompido devido às cheias.
“A condição das nascentes do Arroio da Ronda, que é tributário do Rio Tibagi, acaba repercutindo de forma direta nas cheias que acabam ocorrendo em trechos da BR-376/373. Por isso, é essencial que busquemos alternativas que melhorem a absorção das águas e diminuam os impactos tanto das famílias que residem neste entorno da bacia quanto dos motoristas que são afetados pelas cheias”, comentou.
A execução de obras de pavimentação, urbanização e microdrenagem das áreas correspondentes às nascentes do Arroio Ronda, abrangem a implantação de 13.549 metros lineares de drenagem, pavimentação, passeio e sinalização.
Os recursos fazem parte do programa Itaipu Mais que Energia, iniciativa que engloba as ações socioambientais da empresa, tais como Educação Ambiental, Desenvolvimento Rural Sustentável e Gestão por Bacias Hidrográficas.
Segundo o diretor geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri, Ponta Grossa é a primeira cidade do Paraná a contar com recursos do programa Mais Que Energia. “A criação do programa Mais Que Energia, que amplia a área de atuação e abrangência da Itaipu Binacional para a integralidade do território do Paraná, acaba sendo um marco do fortalecimento de iniciativas de sustentabilidade da empresa e dos esforços do Governo Federal em equacionar desafios concernentes à drenagem urbana em suas diversas bacias, garantindo segurança e proteção à sua população”.
Leia também: Ciclista é arremessado para cima de veículo após colisão em rua de PG
Colisão entre carro e moto no Centro de Ponta Grossa deixa garupa ferida com suspeita…
Ao todo, serão construídas 86 moradias na cidade por meio de articulação do deputado federal…
Guarda Municipal de Ponta Grossa prende motociclista com drogas e dinheiro em Uvaranas após fuga…
Estado investe R$ 2,7 milhões em sistema Autolys para coleta e análise de DNA, avançando…
O evento, que acontece também nesta sexta-feira (22), tem como tema central a "Emergência Climática"…
PF indicia Bolsonaro e 36 por golpe de Estado; PGR decidirá denúncia em 15 dias.…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade