Na manhã de hoje (12), a prefeita Elizabeth Schmidt oficializou a Parceria Público-Privada (PPP) da Iluminação Pública de Ponta Grossa.
A cerimônia, realizada no Conservatório de Música Maestro Paulino, contou com a presença de autoridades, incluindo Tônia Mansani, Presidente da Agência de Inovação de Desenvolvimento de Ponta Grossa, um representante do Banco Mundial e Francisco Scroffa, presidente da Enel X.
A parceria foi estabelecida entre o município, a empresa Enel X e a Caixa Econômica Federal. A Enel X Brasil S.A. e Selt Engenharia Ltda serão responsáveis pela modernização da iluminação na cidade, substituindo lâmpadas alógenas por lâmpadas de LED. O consórcio, vencedor de licitações em outros municípios paranaenses, como Guarapuava e Toledo, gerenciará a iluminação pública de Ponta Grossa pelos próximos 13 anos.
A prefeita Elizabeth Schmidt ressaltou que a parceria, que antes parecia algo inatingível, foi enfim concretizada através de muito trabalho, arrojo e ousadia. “Parecia algo inatingível mas finalmente chegou o dia da assinatura do contrato e logo a empresa Enel X vai começar os seus trabalhos e vai fazer a diferença na vida de todo ponta-grossense”, disse.
“Isso aqui não é só para a cidade ficar bonita, não é só para atingirmos objetivos, mas sim, tem a ver com a segurança do nosso munícipe, não vai mais ter xadrez de iluminação nas nossas ruas, são muitos pontos de iluminação em LED e vai contemplar também nossos prédios históricos”, afirmou ainda, afirmando que os trabalhos devem iniciar nos próximos 15 dias.
O investimento total da parceria público-privada nesse período será de aproximadamente R$ 114 milhões, cobrindo mais de 47 mil pontos de iluminação e incluindo a implementação de novos pontos. A iniciativa visa proporcionar maior segurança à população e uma economia estimada de cerca de 44% nos custos com iluminação. A modernização também inclui a criação de um Centro de Controle Operacional para a gestão em tempo real do sistema de iluminação pública.
Francisco Scroffa, presidente da Enel X, afirmou que a empresa já atua há 3 anos no Brasil e em mais de 300 mil pontos, porém diz que torcia muito para que tudo desse certo aqui no sul do país também. “Após termos ganhado a licitação na B3, começou todo um trabalho de planejamento com nossos engenheiros e os profissionais da prefeitura. Uma coisa bem importante é que vamos contratar mão-de-obra local e nós pensamos que o trabalho precisa trazer desenvolvimento para a comunidade também”, destaca.
Tônia Mansani, Presidente Agência de Inovação de Desenvolvimento de Ponta Grossa disse que a parceria é um marco para o desenvolvimento do município e um passo a frente para se tornar uma cidade inteligente. “Como se não bastasse ser a primeira PPP do município, a PPP da iluminação pública é sem dúvida a mais inclusiva porque beneficia todos os cidadãos, seja o morador do centro ou do bairro, trazendo não só a melhoria e modernização no nosso parque de iluminação mas também mais segurança, transparência, eficiência energética e qualidade de vida para todos”, comemora.
Leia também: Adolescente internado há mais de 20 dias na UPA será transferido para o norte do Paraná
Colisão entre carro e moto no Centro de Ponta Grossa deixa garupa ferida com suspeita…
Ao todo, serão construídas 86 moradias na cidade por meio de articulação do deputado federal…
Guarda Municipal de Ponta Grossa prende motociclista com drogas e dinheiro em Uvaranas após fuga…
Estado investe R$ 2,7 milhões em sistema Autolys para coleta e análise de DNA, avançando…
O evento, que acontece também nesta sexta-feira (22), tem como tema central a "Emergência Climática"…
PF indicia Bolsonaro e 36 por golpe de Estado; PGR decidirá denúncia em 15 dias.…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade