A Prefeitura de Ponta Grossa segue trabalhando na modernização dos sistemas da cidade e na promoção de um ambiente de inovação amplo e articulado. Com o objetivo de fortalecer ainda mais a atuação do Município como um laboratório vivo onde, com a colaboração de empresas, governo, instituições de ensino e usuários, acontece um processo colaborativo para a criação, prototipagem, validação e teste de novas soluções em contextos reais, a Prefeitura inicia, nesta semana, a utilização de inteligência artificial na operação de semáforos da cidade.
A ação está inserida no eixo Integração e Cooperação do Vale dos Trilhos e faz parte de um projeto piloto desenvolvido através de parceria entre o Município e a Telmex, empresa do grupo Claro.
De acordo com a presidente da Agência de Inovação e Desenvolvimento de Ponta Grossa, Tônia Mansani, os dispositivos que irão operar com inteligência artificial já foram instalados nos cruzamentos das ruas Saldanha da Gama com Francisco Ribas e das ruas Suíça com Aldo Vergani. O período de avaliação da tecnologia é de 60 dias.
“A Agência de Inovação e Desenvolvimento e toda a gestão municipal tem buscado consolidar Ponta Grossa como uma cidade inteligente, com espaços que permitem a experimentação de tecnologias em um mercado real abrindo espaço para novas ideias e soluções que tenham modelos de negócios inovadores em prol da melhoria da qualidade de vida do cidadão.
No caso dos semáforos inteligentes, eles fazem parte um acordo de cooperação técnica científica com a Telmex, uma empresa do grupo Claro, que tem por objeto o teste e validação de sistemas de controles semafóricos com inteligência artificial, capazes de otimizar fluxos de veículos em tempo real, possibilitando a melhoria da fluidez viária da cidade”, explica.
Segundo o secretário municipal de Infraestrutura e Planejamento, Luiz Henrique Honesko, a implantação do projeto dará subsídios para que Ponta Grossa defina ações mais precisas e ágeis para o trânsito.
“A tecnologia tem assumido um papel cada vez mais importante na composição de soluções inteligentes e específicas para cada local. No caso de Ponta Grossa, o uso da inteligência artificial dedicado ao trânsito poderá permitir ajustes em relação ao tráfego de veículos, além de contribuir para que possamos adaptar o sistema semafórico de modo mais dinâmico de acordo com as características de cada situação e de forma praticamente imediata”, comenta.
Leia também: Ex-marido descumpre medida protetiva e ameaça mulher em PG
Equipes de resgate tentaram tudo o que foi posssível para salvar a vítima; caso reforça…
Equipe do 1º PM recuperou um carro roubado e prendeu dois suspeitos, reforçando a segurança…
Transforme sua liderança com uma metodologia baseada em comportamentos que inspiram, motivam e criam equipes…
Os animais recém-nascidos estavam em uma manilha de água pluvial. Resgate aconteceu na tarde deste…
Vítima disse a PM que o homem teria ingerido bebidas alcoólicas e, em dado momento,…
Prefeitura da cidade investiu cerca de R$ 500 mil nos materiais que estão separados em…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade