Categorias: Ponta Grossa

Prefeitura de PG lança cartão de identificação para pessoas com epilepsia

A prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt, lançou nesta quinta-feira (28) o Cartão Municipal de Identificação para Pessoas com Epilepsia (CMIPE). O lançamento aconteceu em cerimônia na sede da Fundação Municipal da Saúde, órgão que será responsável pela emissão do documento.

Para a prefeita Elizabeth Schmidt, o cartão vai possibilitar um acompanhamento melhor dos pacientes, e também, a criação de um banco de dados para que os profissionais da Saúde tenham acesso rápido a informações importantes como o perfil socioeconômico e o tipo de epilepsia desses pacientes.

Leia também: Sesc/Senac Paraná oferece eventos gratuitos para o Dia das Mães em Ponta Grossa

“É uma grande novidade para nosso município nos atendimentos, permitindo que a pessoa seja reconhecida e acolhida com dignidade, sem precisar de laudo médico. Ponta Grossa é protagonista nessa causa, sendo o primeiro município em todo o Paraná, e um dos primeiros do Brasil em emitir esse documento”, ressaltou a prefeita.

O cartão, que tem a cor roxa em alusão ao Dia Mundial de Conscientização sobre a Epilepsia, será fornecido gratuitamente pela Fundação Municipal de Saúde. Para solicitar, basta protocolar o pedido na Ouvidoria da FMS, que fica na rua Rua Balduíno Taques, nº 3070, ou preencher o formulário online no link: https://forms.gle/LMq582rinTPykV1G7.

O formulário deverá ser preenchido com informações como nome completo, documento de identificação, endereço residencial, telefone e e-mail do requerente ou cuidador. Deverão ser informados também os dados do paciente, como nome completo, filiação, documento de identificação, foto 3×4 e data de nascimento. Além dos documentos, o paciente ou requerente deve apresentar um laudo médico com CID, com prazo de validade de 60 dias.

De acordo com a presidente da FMS, Priscila Degraf, o cartão terá validade de 60 meses, devendo ser renovado ao final deste período. “De início o cartão deverá beneficiar cerca de 600 pessoas. No caso de perda ou extravio do CMIPE, a segunda via será emitida gratuitamente, mediante apresentação do respectivo boletim de ocorrência policial”, informa Priscila.

O CMIPE foi criado através de Projeto de Lei de autoria do vereador Pastor Ezequiel, que foi aprovado pela Câmara Municipal de Ponta Grossa.

Divulgação
Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

Artigos recentes

Porto Amazonas terá atendimento na área da Saúde Mental e Transtorno do Espectro Autista

Porto Amazonas será o 18º município a contar com espaço cedido para atendimento descentralizado do…

% dias atrás

Aumento da Cesta Básica em março: café, tomate e leite integral como principais vilões

Para suprir os gastos com alimentação, moradia, e saúde, o salário mínimo ideal para fevereiro…

% dias atrás

AGU requer ação contra deputado por declarações ameaçadoras a Lula

AGU denuncia deputado Gilvan da Federal por declarações ameaçadoras contra Lula, pedindo investigação por incitação…

% dias atrás

Paixão de Cristo: Paróquia NSª de Fátima realiza a 45ª edição na Vila Cipa em PG

A encenação será realizada no campo ao lado da paróquia, onde o público poderá acompanhar…

% dias atrás

Novo hospital em Imbituva com 48 leitos terá investimento de R$ 25 milhões

A nova estrutura contará com 2.965 m², 48 leitos e serviços de média complexidade. Clínica…

% dias atrás

Empresário ameaça médico com uma faca em Ipiranga

O empresário estava descontente com o atendimento feito pelo médico para sua esposa. A PM…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade