Conforme o panorama epidemiológico atualizado pelo Ministério da Saúde, o Brasil enfrenta um aumento expressivo de casos de dengue, representando um desafio significativo para a saúde pública.
Neste contexto, o País está organizando o “Dia D – Brasil unido contra a dengue”, que consistirá em uma mobilização nacional neste sábado (2). Ponta Grossa não vai ficar de fora. A Prefeitura vai colocar nas ruas mais de 200 pessoas mobilizadas no combate à doença e aos criadouros do mosquito transmissor.
Leia também: UEPG publica edital com 372 vagas remanescentes nos cursos presenciais
A ação em Ponta Grossa está prevista para a região do Núcleo Santa Paula, no bairro Contorno, com início às 8h da manhã e finalização às 17h. O ponto de encontro e de concentração das equipes será na Unidade de Saúde Egon Roskamp.
“Estamos desde semana passada fazendo uma das maiores campanhas que Ponta Grossa já viu para acabar com a dengue em nossa cidade. A intensa mobilização de nossas equipes de Saúde para o Dia D é prova disso. Estamos em um momento de detecção de vários casos aqui em nossa cidade e, antes que isso se alastre, temos que cortar o mal pela raiz. Estamos unindo forças para atacar esse mosquito e eliminar completamente os criadouros”, destacou a prefeita Elizabeth Schmidt.
O tema do Dia D é ’10 minutos contra a dengue’ e tem como objetivo conscientizar a população de que são necessários apenas dez minutos para eliminação dos focos em cada residência.
“Nossas equipes estarão nas ruas durante todo o sábado realizando atividades cruciais para prevenir a propagação da doença. A ação objetiva reforçar ainda mais as medidas de prevenção e eliminação dos focos do mosquito, além de orientar a população sobre os sintomas específicos da dengue, diferenciando de outras enfermidades”, explica a presidente da Fundação Municipal de Saúde, Priscila Degraf.
Intensificação das ações
A Prefeitura de Ponta Grossa intensificou as ações contra a dengue, com força-tarefa em bairros da cidade. As equipes realizam há uma semana as ações de conscientização e eliminação de criadouros nas localidades visitadas devido ao maior número de casos de dengue nestas determinadas regiões.
As ações desta semana ocorreram no Borato (bairro Chapada) – local que tem a maior incidência de casos, Boa Vista e Vila Cipa (Oficinas). Desde o início da força-tarefa foram vistoriados mais de dez mil imóveis.
Além dos agentes de endemias, equipes de fiscais da Vigilância Sanitária e fiscais da Zoonoses estão sendo direcionadas para conscientização e eliminação de focos de dengue durante vistorias realizadas em diferentes pontos da cidade.
Unidade de Saúde de portas abertas
Durante a ação do Dia D neste sábado (2), a Unidade de Saúde Egon Roskamp, no Santa Paula, estará de portas abertas, com oferta de vacinas e testes rápidos de ISTs para a população geral, bem como acolhimento, orientação e atendimento de casos suspeitos de dengue.
A Prefeitura lembra que a cidade de Ponta Grossa ainda não está entre os municípios contemplados com a vacina contra a dengue.
Colisão entre carro e moto no Centro de Ponta Grossa deixa garupa ferida com suspeita…
Ao todo, serão construídas 86 moradias na cidade por meio de articulação do deputado federal…
Guarda Municipal de Ponta Grossa prende motociclista com drogas e dinheiro em Uvaranas após fuga…
Estado investe R$ 2,7 milhões em sistema Autolys para coleta e análise de DNA, avançando…
O evento, que acontece também nesta sexta-feira (22), tem como tema central a "Emergência Climática"…
PF indicia Bolsonaro e 36 por golpe de Estado; PGR decidirá denúncia em 15 dias.…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade