Ponta Grossa participa, nesta quinta e sexta-feira (28 e 29), do evento Imersão em Smart Cities, promovido pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI), em Foz do Iguaçu. Direcionado a agentes públicos, as imersões tem como propósito apresentar o que há de mais inovador e pioneiro no âmbito de cidades inteligentes no Brasil.
A Prefeitura de Ponta Grossa está sendo representada pela presidente da Agência de Inovação e Desenvolvimento, Tônia Mansani e pelo procurador geral do Município, Gustavo Schemim da Matta.
[RELACIONADAS]
Tônia afirma que a imersão em cidades inteligentes é importante, porque oportuniza atualização nas temáticas smart cities, possibilita conhecer em campo a aplicação e validação das tecnologias que estão sendo testadas na Vila A – bairro inteligente implantado em Foz do Iguaçu -, além da troca de informações com os municípios. “A cooperação técnica assinada recentemente entre a Agência de Inovação e o PTI tem auxiliado na busca de tecnologias que sirvam como ferramenta para o desenvolvimento social e econômico do município e assim impulsionar a integração das hélices do Vale dos Trilhos, nosso ecossistema de inovação, de forma sustentável”, diz.
O procurador geral do Município também destacou a importância de participar na imersão, pois a inovação em cidades inteligentes está intrinsecamente ligada à desburocratização e atualização legislativa. “Inclusive, fomos reconhecidos no evento por sermos o único município participando com a Agência de Inovação e com a Procuradoria Geral, visto que as questões legais são um dos grandes empecilhos para as implementações tecnológicas e inovadoras”, completa Da Matta.
No encontro, entre os assuntos discutidos estão a apresentação de conceitos em cidades inteligentes, ações do PTI em Smart Cities; linhas de fomento disponíveis para as Prefeituras no desenvolvimento de cidades inteligentes; apresentação Centro de Excelência em Smart Cities; diagnósticos e indicadores como ferramentas que direcionam para cidades mais inteligentes; a utilização da legislação vigente a favor das prefeituras no desenvolvimento de cidades inteligentes; além de visitas técnicas entre outros tópicos. “Para a primeira imersão convidamos representantes de prefeituras, procuradores e especialistas do tema para discutir assuntos que incluem os principais cases de sucesso no país, assim como projetos, governança, captação de recursos e indicadores, proporcionando um ambiente rico em conhecimento para melhorar as cidades do futuro”, finaliza o analista de Negócios PTI, Leonel Rodrigues.
Motorista não identificou que o ônibus estava realizando uma manobra de parada em um ponto…
Mãe da vítima relatou que foi até a residência do filho e o chamou, mas…
Motorista atropelou criança de 10 anos e se evadiu do local sem prestar socorro à…
Fiat Uno foi completamente tomado pelas chamas. Caso aconteceu na madrugada deste sábado (23), na…
Veja as notas de falecimentos das últimas 24h divulgadas pelo Serviço Funerário Municipal de Ponta…
Fantasma de Vila Oficinas já sabe quais serão os 11 confrontos da primeira fase do…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade