Categorias: Ponta Grossa

Prefeitura de PG participa de imersão sobre cidades inteligentes

Ponta Grossa participa, nesta quinta e sexta-feira (28 e 29), do evento Imersão em Smart Cities, promovido pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI), em Foz do Iguaçu. Direcionado a agentes públicos, as imersões tem como propósito apresentar o que há de mais inovador e pioneiro no âmbito de cidades inteligentes no Brasil.

A Prefeitura de Ponta Grossa está sendo representada pela presidente da Agência de Inovação e Desenvolvimento, Tônia Mansani e pelo procurador geral do Município, Gustavo Schemim da Matta.

 [RELACIONADAS]

Tônia afirma que a imersão em cidades inteligentes é importante, porque oportuniza atualização nas temáticas smart cities, possibilita conhecer em campo a aplicação e validação das tecnologias que estão sendo testadas na Vila A – bairro inteligente implantado em Foz do Iguaçu -, além da troca de informações com os municípios. “A cooperação técnica assinada recentemente entre a Agência de Inovação e o PTI tem auxiliado na busca de tecnologias que sirvam como ferramenta para o desenvolvimento social e econômico do município e assim impulsionar a integração das hélices do Vale dos Trilhos, nosso ecossistema de inovação, de forma sustentável”, diz.

O procurador geral do Município também destacou a importância de participar na imersão, pois a inovação em cidades inteligentes está intrinsecamente ligada à desburocratização e atualização legislativa. “Inclusive, fomos reconhecidos no evento por sermos o único município participando com a Agência de Inovação e com a Procuradoria Geral, visto que as questões legais são um dos grandes empecilhos para as implementações tecnológicas e inovadoras”, completa Da Matta.

No encontro, entre os assuntos discutidos estão a apresentação de conceitos em cidades inteligentes, ações do PTI em Smart Cities; linhas de fomento disponíveis para as Prefeituras no desenvolvimento de cidades inteligentes; apresentação Centro de Excelência em Smart Cities; diagnósticos e indicadores como ferramentas que direcionam para cidades mais inteligentes; a utilização da legislação vigente a favor das prefeituras no desenvolvimento de cidades inteligentes; além de visitas técnicas entre outros tópicos. “Para a primeira imersão convidamos representantes de prefeituras, procuradores e especialistas do tema para discutir assuntos que incluem os principais cases de sucesso no país, assim como projetos, governança, captação de recursos e indicadores, proporcionando um ambiente rico em conhecimento para melhorar as cidades do futuro”, finaliza o analista de Negócios PTI, Leonel Rodrigues.

Boca no Trombone

O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região

Artigos recentes

STF estabelece um precedente para o fim do sigilo bancário

O STF decidiu que as instituições financeiras no Brasil deverão fornecer dados financeiros de seus…

% dias atrás

Para o STF, o sigilo bancário não é um direito absoluto

Decisão do Supremo Tribunal Federal provoca intensas discussões sobre os limites da privacidade bancária e…

% dias atrás

Médico por um dia: faculdade promove workshop de medicina

O Workshop Medicina é destinado a alunos do ensino médio e de cursinhos preparatórios para…

% dias atrás

Mansão Réplica do Pateo do Collegio realiza 2ª edição do Leilão Residencial

O acervo com mais de 700 peças exclusivas foi reunido ao longo de 60 anos…

% dias atrás

Estudo aponta valor da comunicação para a logística reversa

A gestão de resíduos sólidos é um dos grandes desafios contemporâneos. Uma pesquisa recente trouxe…

% dias atrás

Advogado alega que morte de rapaz em Castro foi legítima defesa

Na madrugada de hoje, Halysson Ramos foi morto a tiros em Castro. O autor dos…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade