A Prefeitura de Ponta Grossa tem estudado a implantação de programas habitacionais em Áreas Verdes e Áreas institucionais do município. Com isso, não será necessário adquirir novos terrenos e poderão ser utilizado os locais de vazios urbanos para as moradias.
De acordo com a Superintendência de Habitação, o Município de Ponta Grossa é proprietário de diversos imóveis que foram destinados por incorporadores no ato de aprovação de seus empreendimentos.
As Áreas Verdes e Áreas institucionais são obrigatórias por lei, porém sua utilização nem sempre foi para o fim designado. Algumas áreas verdes se descaracterizaram (sem implantação de praças ou plantio de vegetação nativa arbustiva) e algumas áreas institucionais não foram utilizadas até o presente momento ou não comportam equipamentos públicos, devido a sua metragem e formato.
Considerando estes fatores, ao invés de o Município adquirir áreas para implantação de programas habitacionais, estes vazios urbanos poderão ser otimizados, destinando estas áreas a possíveis programas habitacionais do município e/ou programas do governo federal por exemplo, como o programa Minha Casa Minha Vida.
Por questões sanitárias e de segurança, devida a falta de manutenção de alguns lotes levantados pela Superintendência, esta consultou todas as secretarias para se manifestarem a respeito do pedido e, posteriormente deve encaminhar o projeto de Lei a câmara dos vereadores para análise e aprovação da desafetação da área, transformando o imóvel de bem público para uso comum.
Vale ressaltar que até a aprovação do Plano Diretor em 2022 as incorporadoras não eram obrigadas a executar infraestrutura de lazer em Áreas Verdes. O Plano Diretor em vigência exige que as áreas livres (verdes) devem ser doadas ao município já com a implantação de estrutura básica de lazer e calçadas quando limítrofes às vias públicas, inibindo assim ocupações irregulares e lançamento de lixo e entulhos.
Com informações assessoria PMPG
Colisão entre carro e moto no Centro de Ponta Grossa deixa garupa ferida com suspeita…
Ao todo, serão construídas 86 moradias na cidade por meio de articulação do deputado federal…
Guarda Municipal de Ponta Grossa prende motociclista com drogas e dinheiro em Uvaranas após fuga…
Estado investe R$ 2,7 milhões em sistema Autolys para coleta e análise de DNA, avançando…
O evento, que acontece também nesta sexta-feira (22), tem como tema central a "Emergência Climática"…
PF indicia Bolsonaro e 36 por golpe de Estado; PGR decidirá denúncia em 15 dias.…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade