A Prefeitura de Ponta Grossa promoveu, na última sexta-feira (10), uma atividade de capacitação sobre primeiros socorros envolvendo professores da rede municipal de ensino. A ação, coordenada pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), foi desenvolvida pelo Projeto Samu Escola, iniciativa do Município voltada à divulgação e fortalecimento dos protocolos de atendimento à saúde nas unidades de ensino.
Cento e quarenta e quatro professores participaram da formação realizada no Anfiteatro Eunice Miró Guimarães, na Coronel Claudio.
“Esse projeto é muito importante no sentido de fortalecer o atendimento à saúde prestado pelas equipes de urgência e emergência, pois além de capacitar os professores para identificarem os casos de forma correta, agiliza a prestação de socorro e também auxilia no trabalho das equipes especializadas, que se deslocam para as ocorrências munidos de informações mais precisas e que farão toda a diferença no atendimento”, aponta a presidente da Fundação Municipal de Saúde, Juliane Dorosxi.
De acordo com a coordenadora do projeto pela Fundação Municipal de Saúde, Rozangela Ribeiro, “o principal objetivo do projeto é capacitar os servidores para que conheçam os principais tipos de situações e possam prestar os atendimentos iniciais até a chegada do socorro especializado, contribuindo assim para a tomada de medidas o mais rápido possível”,explica.
Para Maria de Fátima Mello de Almeida, uma das coordenadoras do projeto na Secretaria Municipal de Educação, a ação vincula diversas frentes. “Com o trabalho da formação realizado em parceria com o Samu, que é um projeto ponta-grossense, estamos preparando nossos profissionais e atendendo tanto o Programa Saúde na Escola, que é um programa interministerial entre Saúde e Educação, de caráter preventivo, em todos os níveis da saúde escolar, quanto a Lei Lucas, de 2018, que prevê o treinamento escolar para salvar vidas em casos de emergência, com a orientação sobre os primeiros socorros”, comenta a professora.
Projeto Samu Escola
O projeto Samu na Escola existe desde 2015 no município de Ponta Grossa, com o objetivo de capacitar todos os profissionais da educação para o atendimento de primeiros socorros, aumentando assim a velocidade no atendimento em eventuais ocorrências dentro das unidades escolares, tanto de estudantes quanto de funcionários.
Os profissionais são orientados a como agir em casos de engasgamentos, quedas, fraturas, sangramentos, entre outros, além de poderem apresentar suas dúvidas sobre como proceder em qualquer situação de emergência.
O programa foi retomado em 2022, após a abertura pós-pandemia, já tendo atendido a maior parte dos profissionais da Educação Infantil. Neste ano, já foram iniciados os treinamentos para este público, iniciando pelos novos assistentes de educação contratados pela Educação e professores. Ao longo do ano, todos os demais servidores receberão a capacitação.
A formação tem quatro horas de duração e será estendida até o fim de 2023, com um evento por mês, chegando a 200 funcionários da Secretaria Municipal de Educação, mensalmente.
Fantasma de Vila Oficinas já sabe quais serão os 11 confrontos da primeira fase do…
Encontro serviu para ajudar na capacitação e orientação dos fornecedores da unidade do Senac Ponta…
De acordo com testemunhas ouvidas pela Polícia Militar, o homem teria sido visto esganando a…
Presidente marca história ao ser a segunda mulher eleita da Ordem
Agentes de Trânsito da Prefeitura irão acompanhar os preparativos para o desfile e orientar os…
A 'Black Week' é uma iniciativa que acontece na próxima semana e envolve quase 60…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade