Categorias: Ponta Grossa

Prefeitura de Ponta Grossa conquista classificação A em capacidade de pagamento

Pelo terceiro ano consecutivo a Prefeitura de Ponta Grossa obteve classificação A na análise da capacidade de pagamento (CAPAG) realizado pelo Tesouro Nacional, ligado ao Ministério da Economia. Os municípios que possuem CAPAG “A” são elegíveis à contratação de garantias da União em seus financiamentos. Ou seja, Ponta Grossa, mais uma vez, foi bem avaliada pelo Tesouro Nacional, o que permite à cidade acessar empréstimos com juros mais baixos, já que tem a União como garantidora, o que diminui o risco de crédito da operação.

A Prefeita Elizabeth Schmidt comemorou a posição inédita obtida em 2021,2022 e 2023. Ela ressaltou todo Planejamento Financeiro e Orçamentário desde o 1º dia de sua gestão. “Iniciamos nossa gestão em um período pós-pandemia, porém enfrentamos o pior cenário do período pandêmico. Investimos alto na saúde, fizemos o maior programa de reforma administrativa da história, reduzimos despesas, enxugamos a máquina investimos no essencial ao nosso povo, e o resultado veio. Conquistamos o equilíbrio Orçamentário e Financeiro e pela terceira vez consecutiva obtivemos a nota máxima, isso é resultado de Trabalho Sério”, destacou a prefeita.

Para o secretário de Fazenda, Cláudio Grokoviski, a nota obtida pelo Município é extremamente positiva, ainda mais alcançando esse “rating” pela terceira vez consecutiva. “Essa classificação indica que as medidas tomadas pela gestão, especialmente no que se refere à Justiça Fiscal, Programas de Combate a Inadimplência, a Nota Fiscal Premiada, gestão e direcionamento de recursos estão colocando Ponta Grossa no caminho do equilíbrio entre receita e despesa”, avalia o secretário.

Avaliação

Conforme a metodologia do Ministério da Economia, a classificação dos entes é definida a partir de indicadores de endividamento, poupança corrente e liquidez. A análise utiliza dados disponíveis no SICONFI (Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro) e no CAUC (Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias).

A avaliação do CAPAG de Ponta Grossa indica classificação positiva do Município no que se refere a adimplência financeira, encaminhamento das cotas anuais, aplicação mínima de recursos em saúde, aplicação mínima de recursos em educação. Atualmente, do mínimo de 15% exigido para a Saúde, a Prefeitura de Ponta Grossa vem investindo 21,02% do orçamento, além de valor superior na área de Educação, que exige mínimo de 25% e também vem recebendo 25,66% dos recursos. Além disso, o Município fechou o exercício com percentual de 45,45% de gastos com pessoal.

Investimento

O secretário Claudio Grokoviski explica também que essa classificação positiva permite que o Município realize operações de crédito para investir no desenvolvimento da cidade, como o Projeto de Lei encaminhado e aprovado pala Câmara no final do passado, visando autorização para contratar operação de crédito junto à Caixa Econômica Federal através do programa FINISA (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento) fase 4 na ordem de R$ 200 milhões de reais. Com esse recurso, a Prefeitura deve avançar seus investimentos principalmente em infraestrutura no município, com projetos de pavimentação que contemplarão diversos bairros.

A consulta da capacidade de pagamento de Estados, Distrito Federal e municípios pode ser feita publicamente através do endereço: https://www.tesourotransparente.gov.br/temas/estados-e-unicipios/capacidade-de-pagamento-capag

Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

Artigos recentes

Operário empata com São Joseense no 1º jogo das quartas de final do Paranaense

No empate em 1 a 1 entre Operário e São Joseense, destaque para os gols…

% dias atrás

Confira os 10 maiores ganhadores do Programa Nota Paraná

O líder disparado no ranking de sortudos do programa da Secretaria de Fazenda é de…

% dias atrás

Acidente na PR-151 deixa um morto e carga de cervejas espalhada na pista

O acidente causou transtornos no tráfego e mobilizou as autoridades para a apuração das causas.

% dias atrás

Família busca por homem desaparecido desde quinta-feira (20)

Segundo a família, o homem desaparecido necessita de medicação controlada e cuidados especiais.

% dias atrás

Papa Francisco permanece em estado crítico após crise respiratória

Até o momento, não há previsão de alta, e a agenda do Papa permanece suspensa.

% dias atrás

Carnaval no Paraná: opções para todos os estilos de folia e descanso

Tanto quem está em busca de descanso quanto quem não deixa de lado um tradicional…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade