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Prefeitura notifica 92 proprietários por falta de limpeza de terrenos

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Ponta Grossa aplicou multas em 92 proprietários de imóveis por falta de limpeza de terrenos, nesta segunda-feira (15). Os notificados foram autuados por Infração por Falta de Limpeza de Imóvel e receberam o lançamento da Taxa de Limpeza e/ou Taxa de Roçada.

A prefeitura estabeleceu um prazo de 30 dias, a partir da publicação do Edital no Diário Oficial Eletrônico do Município, para que os responsáveis realizem a limpeza conforme determinado pela fiscalização.

Caso os autuados cumpram as exigências dentro do prazo estipulado, eles terão a oportunidade de pagar a multa com um desconto de 50%. No entanto, se a limpeza não for realizada no prazo determinado, a prefeitura executará a limpeza e cobrará, além da multa, as Taxas de Limpeza e/ou Taxas de Roçada.

As multas variam de R$1.053,50 a R$31.251,02, enquanto as taxas de roçadas, caso os proprietários não realizem o serviço, variam de R$579,43 a R$371.624,23. Essas ações são baseadas nos artigos 5º, 6º e 8º da Lei nº 12.427/2015.

Leia também: Casa de acolhimento de PG recebe moradores de rua nesse inverno

A medida visa garantir a conservação dos terrenos e a preservação do meio ambiente na cidade. A falta de limpeza pode gerar problemas como proliferação de insetos, roedores e acúmulo de lixo, afetando a saúde pública e o bem-estar da comunidade.

Questão de Saúde Pública 

A saúde pública é um dos primeiros e mais importantes motivos para fazer a limpeza do terreno. O acúmulo de mato e entulho é o esconderijo perfeito para animais peçonhentos e perigosos, como cobras, aranhas e escorpião.

Isso sem falar que a sujeira do terreno também ajuda a atrair ratos. Além disso, existe o perigo gerado pela água parada, o criadouro ideal para o mosquito da dengue.

Um terreno sujo também é sinal de perigo no que diz respeito à segurança. O mato alto e o entulho podem servir de esconderijo para criminosos e se tornar ponto de uso de drogas.

Orientação

O Departamento de Licenciamento e Fiscalização Ambiental reforça alguns cuidados que as pessoas devem ter na hora de fazer a limpeza dos terrenos.

A indicação é de que sempre que for fazer a limpeza de um terreno use roupas adequadas para a proteção e segurança. Isso inclui botas de borracha, calça e camisa de manga comprida, luvas e óculos de proteção. A recomendação evita que você se machuque com pedaços de pedra e entulho, além de ajudar a evitar o incômodo com insetos.

Por segurança, sempre é melhor começar a limpeza do terreno eliminando o mato alto. Dessa forma você terá como enxergar melhor as condições do terreno e os riscos que ele oferece.

A próxima etapa é remover todo o entulho. Dependendo do tamanho do terreno e da quantidade de entulho talvez seja necessário contratar o serviço de máquinas para realizar o trabalho.

Importante lembrar que o entulho retirado do terreno não pode ser jogado em qualquer lugar. É preciso contratar caçambas de empresas que fazem o descarte nos locais corretos.

Confira o edital (Pág 7) com todos os endereços e os nomes dos responsáveis clicando aqui.

 

Lucas Portela

Lucas é jornalista formado em Bacharel pelo Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) de Ponta Grossa. Graduado desde 2021, possui experiência com redação em portais de notícia, trabalhou nos bastidores de uma emissora de TV local, se aventurou como produtor audiovisual em uma agência de publicidade, já estagiou como assessor de imprensa na Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa e atualmente exerce o cargo de jornalista redator no portal Boca no Trombone.

Ver comentários

  • Tenho um protocolo na prefeitura faz 1 ano referente à 4 terrenos sujos no meu bairro. Ainda aguardo a solução, mto entulho, é jogado lixo quase que toda vez q a coleta de lixo passa, uma moradora encontrou um escorpião na cama da filha de 4 anos. Fora ratos, lixo que acumula água, um transtorno.
    Vou procurar o MP pq a lei da ouvidoria estipula prazo de 20 dias, eu aguardo há 1 ano.

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