Categorias: Turismo

Prefeitura de Tibagi e Governo do Paraná compartilharão gestão do Parque Estadual do Guartelá

Município será o responsável por toda a parte de atendimento do parque enquanto o Governo do Paraná, através do IAT, ficará com a questão ecológica, ambiental e de pesquisa. Partes atuam na elaboração de um plano de trabalho que será colocado em prática em breve.

A Prefeitura de Tibagi, através da Secretaria de Turismo, vai colocar em prática uma ação muito importante para fomentar ainda mais o turismo no município. Em parceria com o Governo do Paraná, a prefeitura vai fazer a gestão compartilhada do Parque Estadual do Guartelá.

Leia também: Fazenda Capadócia une cachoeiras, trilhas e camping à preservação ambiental em PG

“É uma satisfação muito grande podermos realizar essa parceria com o governador Ratinho Júnior. Vamos ficar responsáveis por toda a parte de atendimento aos visitantes do parque e isso vai melhorar muito a experiência de todos os turistas. Temos o aval do IAT e em breve vamos colocar isso em prática”, afirma o prefeito Artur Butina.

O diretor de Patrimônio Natural do Instituto Água e Terra (IAT), Rafael Andreguetto, visitou ou parque em conjunto com a equipe da Prefeitura de Tibagi para acertar os termos. O IAT ficará responsável por toda a questão ecológica, ambiental e de pesquisa do parque.

De acordo com o secretário de Turismo de Tibagi, Maurício Martins Pereira, a ideia é que haja uma extensão da Secretaria de Turismo no Parque do Guartelá e, com isso, trazer esse fluxo de pessoas que vai até o parque para Tibagi e, assim, consumir os outros atrativos e serviços de hospedagem, gastronomia, entre outros.

“Diante das duas licitações desertas para a concessão do Parque por parte do Estado, a Prefeitura não poderia ficar inerte e fomos buscar essa possibilidade. A equipe trabalha há um bom tempo para que isso se torne possível. Estamos elaborando um plano de trabalho, vinculado a um convênio entre o IAT e o município, para colocá-lo em prática em breve”, garante.

Maurício disse ainda que o parque está há mais de 25 anos sem nenhuma melhoria. Ele foi criado em 1992 e em 1996 foi aberto para visitação. “Pretendemos realizar alguns ajustes como, por exemplo, uma extensão da secretaria na entrada do parque, transporte dentro do parque para facilitar o acesso, possibilidade de alimentação no parque, entre outros”, finaliza.

Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

Artigos recentes

Marcelo Rangel e ex-procurador geral de PG devem prestar depoimento à CEI do Lixo

As oitivas ocorrem na próxima terça-feira (20), a partir das 14h, no Plenário da Câmara…

% dias atrás

Clínica Capilion traz técnica asiática de transplante de sobrancelhas para Ponta Grossa

Atendimento é feito pelo tricologista Dr. Solon Alves, com agendamentos pelo WhatsApp.

% dias atrás

O desafio de Ponta Grossa para ser uma cidade verde

Ponta Grossa tem um longo caminho para ser uma cidade que alie crescimento e sustentabilidade.

% dias atrás

Identificado motocilista morto em acidente contra van em PG

O acidente ocorreu entre as ruas Álvaro Degraf e Holga Holleben Mello, na região da…

% dias atrás

Professora da UEPG ensina como publicar artigos com apoio da IA

Evento online voltado a pesquisadores da saúde acontece em 22 de maio, com inscrições gratuitas…

% dias atrás

MEC proíbe cursos de Medicina, Direito, Odontologia, Enfermagem e Psicologia na modalidade EAD

Nova regulamentação será publicada em edição extra do Diário Oficial da União e estabelece critérios…

% dias atrás