Ponta Grossa se prepara para sediar o 2º Festival de Balonismo, que acontecerá nos dias 19, 20 e 21 de julho no Centro de Eventos. A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Turismo, organiza o evento que promete atrair centenas de visitantes e proporcionar experiências únicas para os participantes e espectadores.
“O Festival de Balonismo é uma experiência inesquecível para quem assiste e para quem participa. Estamos ansiosos para receber visitantes de todo o país e mostrar a beleza dos nossos céus. É um evento que fortalece o turismo local e promove nossa cidade de maneira muito positiva”, ressaltou a prefeita Elizabeth Schmidt.
O festival contará com a participação de 12 balonistas e uma variada programação, incluindo praça de alimentação, artesanato, brinquedos e estandes de outras secretarias, como a Secretaria de Meio Ambiente e a Secretaria de Cidadania e Segurança Pública. A praça de alimentação funcionará no dia 19/07 das 14h às 22h e nos dias 20 e 21/07 das 10h às 22h.
Paulo Stachowiak, secretário de Turismo, destacou o compromisso com a segurança e a competitividade do evento: “O 2º Campeonato Paranaense de Balonismo seguirá rigorosamente as regras estabelecidas pela Federação Aérea Internacional (FAI). Isso assegura que o evento seja conduzido com os mais altos padrões de segurança e competitividade, proporcionando um espetáculo incrível para todos os presentes”, explica.
Sobre a competição
Entre as provas competitivas do festival, destacam-se:
• Alvo Declarado pelo Piloto (Pilot Declared Goal): Os pilotos declaram um alvo antes do voo e tentam chegar o mais próximo possível deste ponto.
• Alvo Declarado pelo Juiz (Judge Declared Goal): O alvo é determinado pelos organizadores, e os pilotos devem tentar atingi-lo.
• Valsa de Hesitação (Hesitation Waltz): Prova em que os pilotos escolhem entre vários alvos declarados e devem decidir qual o melhor a ser atingido durante o voo.
• Fly-In: Os pilotos decolam de um local à sua escolha e tentam atingir um alvo pré-determinado.
• Fly-On: Após atingir um primeiro alvo, os pilotos devem declarar e voar em direção a um segundo alvo.
• Caça à Raposa: Um balão “raposa” decola e os competidores tentam segui-lo e lançar uma marca o mais próximo possível do ponto de aterrissagem da raposa.
• Gordon Bennett Memorial: Prova em homenagem ao aviador Gordon Bennett.
• Alvo com Janela de Tempo: Os pilotos devem atingir um alvo dentro de uma janela específica de tempo.
• Mínima Distância com Duas Marcações.
O maior balão do mundo em Ponta Grossa
O festival contará ainda com a presença do ‘maior balão do mundo’ em formato de cegonha, com aproximadamente 55 metros de comprimento. Idealizado pelo médico ginecologista Karam Abou Saab, o balão foi criado para promover uma campanha contra a gravidez precoce e será uma das principais atrações do evento.
A expectativa é de que mais de 30 mil pessoas compareçam ao festival deste ano, superando o sucesso da edição anterior, que atraiu mais de 20 mil espectadores. Em 2023, o festival trouxe balões em formatos especiais como um canguru e um pica-pau, além de promover o primeiro Campeonato Paranaense de Balonismo com o apoio da Confederação Brasileira de Balonismo (CBB).
Leia mais: PG registrou apenas 13% da chuva esperada em junho. Mês foi extremamente seco no Paraná
O adolescente estava junto de outros colegas na arquibancada de um campo de society na…
Equipe se deslocou até a região do Jardim Carvalho, onde um homem de 57 anos…
Veja as notas de falecimentos das últimas 24h divulgadas pelo Serviço Funerário Municipal de Ponta…
Motoboy de 24 anos colide com ambulância do SAMU em Ponta Grossa, sofre fratura e…
O Ministro Lewandowski assinou portaria sobre o uso gradativo da força policial, com normas baseadas…
Projeto pode transformar potencial natural em destino atrativo com a nova 'Prainha' e destacar Porto…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade