Divulgação
A Prefeitura de Ponta Grossa realiza nesta quinta-feira (10) uma grande mobilização de combate à dengue, com foco no bairro Uvaranas – um dos mais populosos da cidade e com maior índice de risco de contaminação pelo mosquito Aedes aegypti. A ação, coordenada pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) e pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, conta com o apoio do Exército Brasileiro e de instituições de ensino da cidade.
O mutirão será realizado das 10h às 16h, com ações simultâneas voltadas à orientação, prevenção e atendimento direto à população. Uma das frentes será a distribuição de materiais educativos aos usuários do transporte coletivo, no Terminal Uvaranas. No mesmo local, serão ofertados diversos serviços de saúde, incluindo a presença do Ônibus da Vacina, que estará estacionado ao lado do CAPS-AD, oferecendo imunizações à população.
Além das ações de conscientização, as equipes da Prefeitura, acompanhadas por militares do Exército, realizarão visitas domiciliares na região. Agentes de endemias e profissionais de limpeza e conservação percorrerão as ruas para identificar e eliminar focos do mosquito, além de orientar os moradores sobre os cuidados necessários dentro das residências.
Segundo o médico da Vigilância Epidemiológica da FMS, Sollon Martin Alves, a queda nas temperaturas nos últimos dias não diminui o risco da doença. “Mesmo com o frio, é fundamental que a população mantenha a vigilância contra o mosquito. Esse contato direto dos agentes com a comunidade é essencial para tirar dúvidas e incentivar a prevenção contínua”, explica.
Como parte do esforço contínuo da gestão municipal, uma campanha de conscientização também está em andamento nas escolas da Rede Municipal de Ensino. A proposta é envolver os alunos em atividades educativas, promovendo o conhecimento sobre os riscos da dengue e estimulando hábitos saudáveis desde a infância.
Outro ponto importante da estratégia de combate envolve a aplicação de inseticidas em áreas estratégicas, especialmente em locais que recebem pessoas com maior vulnerabilidade, como unidades de saúde e escolas.
A Prefeitura reforça a necessidade do engajamento da população na luta contra a dengue. A orientação é para que cada morador redobre os cuidados com seus quintais e espaços abertos, evitando o acúmulo de água parada – principal criadouro do mosquito.
Denúncias de possíveis focos do Aedes aegypti podem ser feitas de forma gratuita pela Ouvidoria da Fundação Municipal de Saúde, pelo telefone 0800 643 9595, ou por meio do sistema de Protocolo 156.
Jonathan de Paula, de 30 anos, morreu durante um confronto armado com uma equipe da…
Campanha permanente será realizada nas escolas municipais no segundo semestre, com foco na orientação de…
A situação ocorreu na rua Manoel Marques, na tarde desta quarta-feira (14), quando quatro suspeitos…
Empresa prevê lançar 8 novos produtos até 2027 e destinará 5% do faturamento anual em…
O Decreto nº 23.681/2024 permitia que a companhia fizesse o uso de diversas áreas do…
Os confrontos das equipes sub-14 e sub15 acontecem nesta quinta-feira (15); as partidas terão entrada…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade