Categorias: DestaquePonta Grossa

Prefeitura lança Programa Mulher + Segura PG. Saiba quais serão as ações

A Prefeitura de Ponta Grossa realizou, na manhã desta quinta-feira (31), o lançamento do Programa Mulher + Segura PG.

A cerimônia de apresentação oficial da iniciativa foi realizada no Cine-Teatro Ópera e contou com a presença da prefeita Elizabeth Schmidt, da secretária de Cidadania e Segurança Pública, Tânia Sviercoski, da presidente da Agência de Inovação e Desenvolvimento de Ponta Grossa, Tônia Mansani, de representantes do Gabinete de Gestão Integrada Municipal, do Legislativo e do Judiciário.

O Programa Mulher + Segura PG faz parte do Vale dos Trilhos da Prefeitura de Ponta Grossa e está inserido no eixo Democratização Tecnológica e Inclusão Digital.  “Nós, como poder público, temos o compromisso de proteger e de criar dispositivos para ampliar a segurança das mulheres da nossa cidade”, destacou a prefeita Elizabeth Schmidt. Outro ponto ressaltado pela chefe do executivo foi a importância do trabalho conjunto entre as instituições.

De acordo com a secretária de Cidadania e Segurança, Tânia Sviercoski, o Programa prevê a implementação de diversas medidas visando o fortalecimento da rede de proteção e de acolhimento das vítimas de violência.

“Teremos a disponibilização de um aplicativo destinado às mulheres acompanhadas pela Patrulha Maria da Penha, a criação do Selo Mulher + Segura PG para os estabelecimentos que se adequarem ao decreto municipal que regulamenta a questão dos ‘Drinks de Emergência’, a disponibilização de uma sala de acolhimento na 13ª SDP; É um Programa amplo e que busca oferecer um serviço diferenciado, mais humanizado e especializado“, explica.

Como funciona?

O Programa Mulher + Segura agrega diversas iniciativas de proteção à mulher, sendo:

  • Aplicativo Móvel com a ferramenta do Botão do Pânico: O aplicativo inclui recursos como botão de emergência e será disponibilizado para mulheres assistidas pela Patrulha Maria da Penha. A ferramenta  possibilitará o envio de mensagens de texto, áudio e vídeo durante as ocorrências, agilizando o atendimento às  vítimas que possuem medida protetiva de urgência.
  • Canal de Atendimento Exclusivo: Será ofertada uma linha de telefone específica para as servidoras municipais com atendimento por aplicativo de mensagens realizado pela  Patrulha Maria da Penha, que poderá tirar dúvidas e receber denúncias.
  • Parcerias: O Município irá estabelecer parcerias com as autoridades locais que fazem parte do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) no intuito de oferecer uma resposta ainda mais eficaz e rápida às situações de emergência. Isso pode incluir compartilhamento de informações em tempo real, treinamento conjunto e coordenado para garantir a segurança das mulheres.

Também serão realizadas parcerias com o Depen envolvendo o monitoramento de pessoas que tenham medidas protetivas em desfavor e utilizam tornozeleira eletrônica.

Através de articulação entre poder público e iniciativa privada, será disponibilizada pela 13ª Subdivisão Policial de Ponta Grossa uma sala exclusiva para as mulheres em situação de violência doméstica, onde haverá acolhimento diferenciado e personalizado.

Leia também: Caminhão carregado de soja tomba e deixa PR-151 interditada

Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

Artigos recentes

Fim de semana será de temperaturas agradáveis em PG e região

Diminuem as taxas de instabilidade na região do Paraná, nesta sexta-feira (22). Contudo, ainda ocorrem…

% dias atrás

Colisão frontal deixa motociclista ferido em rodovia da região

Acidente aconteceu na noite de quinta-feira. Motociclista teve ferimentos leves

% dias atrás

Falecimentos registrados em Ponta Grossa e região nesta sexta-feira (22)

Veja as notas de falecimentos das últimas 24h divulgadas pelo Serviço Funerário Municipal de Ponta…

% dias atrás

Colisão entre carro e moto deixa mulher ferida no Centro de Ponta Grossa

Colisão entre carro e moto no Centro de Ponta Grossa deixa garupa ferida com suspeita…

% dias atrás

Aliel Machado anuncia 22 novas casas populares para Ponta Grossa

Ao todo, serão construídas 86 moradias na cidade por meio de articulação do deputado federal…

% dias atrás

Fuga frustrada: motociclista carregava drogas no baú e é preso em Ponta Grossa

Guarda Municipal de Ponta Grossa prende motociclista com drogas e dinheiro em Uvaranas após fuga…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade