Entre os dias 17 e 21 de fevereiro, Ponta Grossa reviverá as festividades do Carnaval. Com o tema ‘Carnaval de Ponta Grossa: 200 anos de alegria e samba no pé’ (alusivo aos 200 anos do Município), a festa contará com desfiles de blocos e escolas de samba, matinês, baile e concursos de Fantasias e da Rainha do Carnaval.
“O Carnaval é uma das manifestações culturais mais importantes do país e faz parte da história de Ponta Grossa, que neste ano traz um resgate da tradição e um evento voltado para toda a família. Será uma grande festa para todos!”, destaca a prefeita Elizabeth Schmidt.
Segundo o secretário municipal de Cultura, Alberto Portugal, além de fornecer a estrutura para a realização da festa, o principal objetivo da Prefeitura é promover a integração da comunidade. “Nós queremos proporcionar uma festa plural e tranquila, reunindo blocos, famílias, amigos em um espaço dedicado à alegria e à felicidade. Por isso, estamos trabalhando com muito foco e empenho para que o Carnaval 2023 seja não só um momento de celebração, mas também um marco para os 200 anos da cidade”, aponta.
Origens
Conhecido de todos os brasileiros, mesmo daqueles que dizem que não gostam da folia, o Carnaval é uma das mais tradicionais festas populares do mundo. No Brasil é, sem dúvida, o maior evento popular, levando milhões de pessoas para as avenidas, sambódromos e clubes para dançar, sambar ou simplesmente assistir aos desfiles.
O Carnaval teve origem na Europa, na Idade Média. O evento chegou ao Brasil ainda no período colonial, quando eram realizadas diversas brincadeiras. A partir do século XX, muitos ritmos passaram a fazer parte das comemorações e na década de 1930 se tornou a principal festa popular do país.
O Carnaval em Ponta Grossa
Foi ainda no século XIX que o Carnaval chegou a Ponta Grossa.
De acordo com os relatos, Gabriel Caillot, filho de um imigrante Francês ligado à música, casou-se com uma moça negra chamada Floripa. Eles foram morar no bairro de Olarias e ali aliaram a musicalidade dele com as tradições familiares dela, que traziam na bagagem danças e batuques. Os ritmos eram usados em alegres saraus na casa deles no Carnaval.
O evento ganhou a cidade, incluindo outras características. Historiadores apontam que no início do século passado o Carnaval de Ponta Grossa se destacava principalmente pelo corso (desfile de carros com pessoas fantasiadas) pelas ruas centrais. O modelo teve seus maiores momentos durante as décadas de 1930 e 1940. Confetes e serpentinas tomavam conta dos festejos e das roupas dos participantes e observadores.
Os primeiros blocos de Carnaval foram criados entre as décadas de 1940 e 1950, com participação direta dos filhos de Gabriel Caillot e Floripa. Esses grupos foram tendo cada vez mais adesão e viraram escolas de samba. Aos poucos, adeptos ao Carnaval e ao samba foram criando outras escolas, tornando os desfiles um marco nas festividades carnavalescas locais.
Das ruas para os salões
Nessa época o Carnaval também caiu no gosto dos clubes sociais de Ponta Grossa, que passaram a realizar concorridos bailes com marchinhas clássicas do país. A partir da década de 1940, portanto, o Carnaval ponta-grossense se dividiu entre as festas populares nas ruas, com a participação das escolas de samba e blocos, e os clubes sociais, com seus foliões rodando nos salões.
Confira a programação do Carnaval 2023
Carnaval 2023:
Dia primeiro de fevereiro: Abertura da exposição de maquetes do Carnaval ‘Império dos Campos Gerais’, na Unidade Cultural do Ponto Azul.
Dia primeiro de fevereiro: Grito de Carnaval na Unidade Cultural do Ponto Azul.
Dia 17 – Sexta-feira
Baile Municipal com concurso da rainha e concurso de fantasia, no Parque Ambiental, a partir das 20 horas.
Dia 18 – Sábado
Bloco dos Polacos (Bloco des Polaces), das 14h às 17h30. A concentração acontece na Praça Barão de Guaraúna
Desfile das Escolas de Samba na Rua Benjamin Constant. Início: 20 horas
Festa no Parque Ambiental com Banda Show. O evento começa logo após o desfile das escolas de samba.
Dia 19 – Domingo
Matinê Infantil, no Parque Ambiental, a partir das 15 horas.
Bloco Trem das 11. Concentração às 16 horas na Feira Do Produtor.
Corso com início às 20 horas.
Festa no Parque Ambiental com Banda Show com início após o desfile do bloco Trem das 11.
Dia 20 – Segunda-feira
Matinê da Melhor Idade, no Parque Ambiental, a partir das 15 horas.
Bloco da Chave, a partir das 16 horas com concentração Na Feira Do Produtor.
Festa no Parque Ambiental com Banda Show logo após o desfile do Bloco da Chave.
Dia 21 – Terça-feira
Bloco da XV, a partir das 16 horas, com concentração na Rua XV de Novembro.
Festa no Parque Ambiental com Banda Show. As atividades iniciam após o desfile do bloco
Resultado do Corso.
Vítima levou um tiro no abdômem e correu para se proteger. Ele foi até uma…
Equipes de resgate tentaram tudo o que foi posssível para salvar a vítima; caso reforça…
Equipe do 1º PM recuperou um carro roubado e prendeu dois suspeitos, reforçando a segurança…
Transforme sua liderança com uma metodologia baseada em comportamentos que inspiram, motivam e criam equipes…
Os animais recém-nascidos estavam em uma manilha de água pluvial. Resgate aconteceu na tarde deste…
Vítima disse a PM que o homem teria ingerido bebidas alcoólicas e, em dado momento,…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade