Categorias: #VCcomaBNT

Prefeitura se posiciona sobre atendimento na UBS do Jardim Panamá

Uma leitora relatou ao Portal Boca no Trombone na última quinta-feira (9), problemas na Unidade Básica de Saúde (UBS) César Antonio Ribas Milléo, no Jardim Panamá, bairro Neves, em Ponta Grossa. Segundo ela, há demora no agendamento de consultas, restrições no atendimento odontológico e falhas na entrega de medicamentos da Farmácia Popular.

Sobre o agendamento de consultas, a moradora afirmou que o serviço é oferecido apenas no dia 20 de cada mês e que, mesmo com agendamento, há longas esperas. Ela também apontou que o atendimento odontológico é limitado a cinco senhas diárias devido à presença de apenas um dentista mesmo que, conforme afirmou, há quatro salas de dentista na UBS. Quanto à Farmácia Popular, mencionou que a entrega de medicamentos não corresponde à quantidade prescrita pelo médico, o que prejudicaria o tratamento.

Diante dos questionamentos, a Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Fundação Municipal de Saúde, respondeu através de nota:

“Em relação às situações relatadas, a Fundação Municipal de Saúde esclarece que, sobre o agendamento de consultas, o tempo de espera varia conforme a condição clínica do paciente e a demanda das Unidades de Saúde. De acordo com o protocolo adotado pelo Município, há dois tipos de agendamento: para condições não-agudas e acolhimento para as demais situações.

Sobre o atendimento da Farmácia, por conta da jornada de trabalho dos profissionais da Unidade, o horário de funcionamento precisa ser pontual; já em relação à medicação, a quantidade entregue é sempre calculada pela posologia e precisa, por questões médicas e de segurança, ser reavaliada sempre que a receita médica entregue ao paciente estiver no fim.

Esclarecemos também que o local recebe, além do cirurgião-dentista responsável pelos atendimentos, um cirurgião-dentista residente, que possui um espaço de trabalho próprio para otimizar o processo de aprendizagem e acompanhamento do profissional que atua no Superposto Panamá. Além disso, reforçamos que a informação dada pela cidadã sobre o número de pessoas atendidas pelo serviço de odontologia à reportagem não procede: o que existe é, assim como no atendimento médico, uma distribuição entre demanda espontânea, atendimentos agendados e atendimentos de urgência”, finaliza a nota encaminhada a equipe de jornalismo.

Relembre a situação: Moradora reclama de falta de atendimento em UBS do Jardim Panamá em PG.

Camila Souza

Ponta-grossense, jornalista formada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Trabalhou em jornal impresso e atua como repórter no Portal BnT.

Artigos recentes

COP-30: oportunidade do Brasil para transformar a diplomacia climática

O Brasil sediará a COP-30 em 2025, focando em ação climática e justiça social, destacando…

% dias atrás

38ª Festa da Maçã acontece de 7 a 9 de fevereiro em Porto Amazonas

Evento acontece na Praça Central Mário Alves Guimarães. A expectativa é que 20 mil pessoas…

% dias atrás

Moradora denuncia problemas causados por obras em rua de PG

Os problemas gerados pela intervenção afetam tanto a estrutura do imóvel quanto a segurança da…

% dias atrás

Família faz vaquinha para cirurgia urgente de jovem de 17 anos de PG

A família conta com a solidariedade da comunidade para arrecadar os recursos necessários; as doações…

% dias atrás

Direito de Construir terá Outorga Onerosa em PG

a Outorga Onerosa é um mecanismo legal utilizado pela Prefeitura para arrecadar recursos destinados ao…

% dias atrás

Homem é preso por tentativa de homicídio em Sengés

Polícia Civil com apoio da Guarda Municipal de Sengés prenderam um homem envolvido no crime…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade