Categorias: Ponta Grossa

Presidente do Conselho de Saúde rebate críticas após polêmica da UPA de Uvaranas

Após críticas de líderes políticos de Ponta Grossa, que questionaram a desaprovação dada pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS) à abertura da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Uvaranas, a presidente do órgão, Gizelle Cherematto, rebateu as acusações.

Em conversa com o BNT, Gizelle disse que a decisão se deu por questões técnicas, sem motivações políticas. “O parecer contrário é necessário para que, lá na frente, caso haja alguma investigação, o Conselho não foi conivente e não deixou passar dados técnicos e fiscalizatórios. A prefeita começou a obra sem o consentimento da CMS”, disse. “O procedimento foi em ato técnico, nós não aprovamos medidas que sejam feitas de maneira intempestiva, sem um estudo prévio”, complementou.

A presidente também disse que procurou a prefeita para discutir o assunto, mas que não foi recebida. Ela também negou que a votação tenha-se movido por questões políticas. “A prefeita foi chamada várias vezes para discutirmos este assunto, mas nunca fomos atendidos. A construção continua, nós demos um parecer técnico, não houve politicagem nenhuma”, declarou. Gizelle também atua como assessora de Mabel Canto (PSDB), que negou ter dado qualquer interferência no assunto.

Além da mandatária, Cherematto também rebateu as críticas feitas pelos vereadores na Câmara Municipal. “Não sei o que fundamentou estas acusações. Acho que os vereadores não conhecem como funciona o Conselho Municipal de Saúde. Se eles conhecessem, talvez não tivéssemos fechado o Pronto Socorro por falta de fluxo de atendimentos”, finalizou.

A desaprovação aconteceu em uma reunião do Conselho Municipal de Saúde, onde foram decididos – por 9 a 9, sendo o voto de minerva [desempate] da presidente – que o CMS não aprovaria a implantação da UPA de Uvaranas, devido à questões técnicas (os motivos específicos, que estão em ata, ainda não foram divulgados pelo Conselho).

A decisão não impacta na continuidade da construção da unidade, mas pode interferir na abertura da nova UPA. A Câmara Municipal, a prefeita Elizabeth Schmidt e os demais pré-candidatos à Prefeitura de Ponta Grossa já se posicionaram sobre o caso.

Leia também: Ponta Grossa é a 34ª cidade com maior índice de estupro por 100 mil habitantes no Brasil

Boca no Trombone

O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região

Artigos recentes

Aliel Machado recebe título de Cidadão Honorário em Reserva

Deputado Federal é reconhecido por sua contribuição, com mais de R$ 7 milhões em recursos…

% dias atrás

Atléticas da UEPG arrecadam duas toneladas de produtos no trote solidário

Alunos da UEPG arrecadam alimentos e produtos de limpeza para famílias carentes em Ponta Grossa.

% dias atrás

PRF realiza maior apreensão de maconha do ano na BR-277

A apreensão é considerada a maior do ano até o momento.

% dias atrás

Rodovias dos Campos Gerais terão obras e manutenção neste fim de semana

Obras nas rodovias podem causar lentidão, motoristas devem redobrar a atenção nos trechos em manutenção.

% dias atrás

Operação Força Total Brasil XII/AIFU resulta em prisões e apreensões em PG

Os detidos e os materiais apreendidos foram encaminhados à delegacia pela Guarda Civil Municipal para…

% dias atrás

Mulher morre em colisão frontal na BR-373

Após a remoção dos veículos e a limpeza da pista, o tráfego foi totalmente liberado.

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade