Categorias: BrasilPolítica

Presidente da Câmara diz que votará alteração do ICMS dos combustíveis

O presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), afirmou nesta terça-feira (5) que a proposta de alteração da cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) dos combustíveis deve ser colocada em discussão no plenário da Casa na quarta-feira (13) da próxima semana. Na avaliação do parlamentar, a medida permitirá a redução imediata do preço da gasolina em 8%; do etanol em 7%; e do diesel em 3,7%.

Para chegar nesses valores, o imposto seria calculado a partir da variação do preço dos combustíveis nos dois anos anteriores. Lira assegurou que não há embate com os governadores e que a proposta vai alterar a Lei Kandir sem interferir na autonomia dos estados. O ICMS é um tributo estadual e incide, no caso dos combustíveis, sobre gasolina, diesel, etanol, gás natural, gás de cozinha (GLP), entre outros.

“Não estamos trabalhando contra governos estaduais, contra nenhum tipo de federação, estamos trabalhando para minimizar este problema. Se o ‘ad rem’ do governo federal está congelado desde 2004, por que não fazemos uma média dos dois exercícios anteriores para que se faça uma contabilização de quanto custa a gasolina?”, acrescentou.

Segundo o parlamentar, o preço dos combustíveis é impactado pelas alterações do petróleo e do dólar. Entretanto, argumentou que o ICMS constitui 70% do preço da gasolina na refinaria e, dessa forma, há necessidade de alteração na cobrança do imposto por parte dos estados.

“Vai se arrecadar menos, mas não vejo que eles [estados] passem algum tipo de dificuldade que não possam suportar um ajuste momentâneo, para que os brasileiros tenham um combustível mais barato para se locomoverem”, defendeu Lira.

Atualmente, a política de preços é definida pela Petrobras com base na variação internacional do preço do barril de petróleo e do dólar. Na prática, os valores aplicados pela estatal brasileira, que domina o mercado de combustíveis no país, estão atrelados a esses dois indicadores.

Boca no Trombone

O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região

Artigos recentes

Duas pessoas são detidas por boca de urna em Palmeira

Ao chegar ao local, a equipe policial encontrou 77 adesivos em posse do suspeito, que…

% dias atrás

Eleições seguem tranquilas, sem ocorrência significativa, diz TSE

O Ministério da Justiça e Segurança Pública divulgou a prisão de 68 eleitores e a apreensão de 12…

% dias atrás

Homem é preso após ameaçar esposa e desacato a Guarda Municipal em PG

Ao chegar ao local, a equipe encontrou a mulher, esposa, visivelmente abalada e nervosa, enquanto…

% dias atrás

Paraná registrou 132 crimes eleitorais desde o início de votação

Agentes de Segurança Pública apreenderam em espécie R$ 705 mil, total resultante das operações contra…

% dias atrás

Aliel Machado vota e diz que é preciso sair dos extremos

O candidato se queixou do baixo número de debates, o que define como um fator…

% dias atrás

‘Derramamento de santinhos’ é flagrado ao lado de seção eleitoral em PG

A prática também configura propaganda irregular, que pode levar ao pagamento de um tipo específico…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade