Presidente da FASPG detalha desafios e soluções para população em situação de rua
O portal Boca no Trombone trouxe hoje uma entrevista exclusiva com a presidente da Fundação de Assistência Social de Ponta Grossa (FASPG), Tatyana Belo, onde ela discutiu os avanços e desafios enfrentados pela Assistência Social no município.
O aumento significativo da população em situação de rua tem sido uma preocupação central, e Tatyana contou sobre os esforços da pasta em abordar essa questão de maneira abrangente. Além de enfatizar a importância da abordagem social e do acolhimento, ela destaca a necessidade de ações conjuntas com outros setores, como segurança pública e saúde, para fornecer suporte efetivo.
“O município vem se organizando para um atendimento mais efetivo na abordagem social, nos atendimentos de acolhimento para essa população mas sozinhos não conseguimos fazer nada, por isso fazemos ações conjuntas, tanto com a segurança pública quanto com a saúde, qualificação profissional para tentar superar essas situações e fazer com que essas pessoas saiam das ruas”, explicou
O lançamento recente do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento de Políticas Públicas (CIAMPP) para esse público demonstra o compromisso do município em coordenar esforços para atender às necessidades dessa população de forma abrangente.
Durante o inverno, campanhas são intensificadas para oferecer abrigo, alimentação e cuidados básicos, incluindo o Banho Solidário e o Centro POP. “Lá eles podem tomar banho, se alimentar, tomar café, lavar as suas roupas, verificar a questão da documentação, ver passagens para outros municípios caso elas queiram retornar para a cidade de origem. Além do Centro POP temos o serviço de abordagem social que circula nas ruas abordando essas pessoas para que elas possam ir para um abrigo e para dar acolhimento para que elas possam ter pelo menos uma pernoite digna, sem se sentir em risco nas ruas”, disse Tatyana.
A abordagem é orientativa, com o objetivo de sensibilizar e orientar as pessoas em situação de rua para receberem assistência adequada e digna.
Lucas é jornalista formado em Bacharel pelo Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) de Ponta Grossa. Graduado desde 2021, possui experiência com redação em portais de notícia, trabalhou nos bastidores de uma emissora de TV local, se aventurou como produtor audiovisual em uma agência de publicidade, já estagiou como assessor de imprensa na Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa e atualmente exerce o cargo de jornalista redator no portal Boca no Trombone.