Categorias: Política

Presidente da FMS pede apoio à vereadores e esclarece pontos sobre a UPA de Uvaranas

A presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Priscila Degraf, esteve na Câmara de Vereadores nesta segunda (22), para se posicionar sobre a desaprovação dada pelo Conselho de Saúde à abertura da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Uvaranas.

Priscila iniciou a fala apontando a importância da nova unidade. “A UPA Uvaranas vai existir por conta de um estudo técnico, que apontou que o bairro de Uvaranas contém ⅓ da população de Ponta Grossa. Os moradores merecem urgência na aprovação”, disse. A UPA deverá atender a região de Uvaranas, Neves e Cará-Cará. 

A construção

Um dos principais questionamentos sobre a UPA é o terreno, já que a Prefeitura de Ponta Grossa investiu R$12,5 milhões na compra do local, sendo que o Governo do Estado teria oferecido um espaço ao lado do Hospital Regional. 

Priscila explicou que esta questão não avançou devido a futuros projetos do próprio Estado para o local, como a nova torre, além de outros espaços. “O questionamento foi de má fé. Tivemos uma conversa breve com o Regional sobre a UPA ser construída ao lado do hospital, mas foi apenas inicial e não houve prosseguimento. Não tem espaço para uma UPA Uvaranas no Regional, pois já existem outros projetos analisados ali”, disse.

Entenda toda a situação da desaprovação clicando aqui.

Rebate a críticas

Priscila também argumentou outras pontuações dadas pela presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS), Gizelle Cheremato. Uma delas foi a falta de investimentos na saúde primária do município.

“Sobre as unidades básicas, foram investidos R$226 milhões na atenção primária para contratação de profissionais, compra de equipamentos, além da revitalização das unidades”, esclareceu.

Sobre a situação das atuais UPAs (Santana e Santa Paula), Degraf disse que há fiscais 24h e comissões de avaliações internas, que avaliam as metas e os serviços prestados pelas unidades. A presidente da FMS ainda citou uma pesquisa de qualidade, onde a UPA Santa Paula teria tido 82% de aprovação e a Santana, 77%. De acordo com a secretária, a meta seria de 75%.

Pedido de apoio

Após a fala, Priscila recebeu falas de apoio e questionamento dos vereadores presentes. Ede Pimentel (PDT) e Júlio Kuller (MDB) pediram a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar se houve possível interferência política na decisão do Conselho.

O vereador Celso Cieslak (DC) criticou a presidente do Conselho, Gizelle Cheremato. “Ela é uma incompetente, age de má fé. Não tem condição de estar no cargo de ocupa”, disse. 

Ao final, Priscila pediu o apoio dos vereadores e dos conselheiros para que considerassem os votos dados e que aprovassem a implantação da nova UPA. “Somente a partir da aprovação do Conselho é que se pode pedir aprovação de órgãos para o funcionamento”, ressaltou. 

“Chega de fazer política em cima da saúde. Peço ajuda para que parem de pensar em partido e eleição e nos unamos pela população que precisa dessa unidade”, exclamou a secretária. A nova reunião deve ocorrer na quarta-feira (24), às 18h15, na sede do CMS.

Após o encerramento, Joce Canto pediu para que fosse convidado um representante do Conselho de Saúde para que também se posicionasse na tribuna. Caso seja liberado, deverá acontecer na quarta-feira, horas antes da nova votação.

Leia também: Bombeiros prestaram mais de 63 mil atendimentos nos seis primeiros meses de 2024

Carlos Solek

Castrense, formado em jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2020-2023). Atua no portal BNT desde setembro de 2022.

Artigos recentes

Aliel (PV) fala de proposta de enxoval para crianças: “Temos bebês indo para escola, com 0ºC, sem um cobertor”

Segundo Aliel, a proposta do ‘Meu Primeiro Enxoval’ será ampliar uniformes para as crianças de…

% dias atrás

Presidente de Casa Assistencial busca ajuda para conclusão de obra em Ponta Grossa

O valor arrecadado será revertido para a finalização da obra para que a Casa Assistencial…

% dias atrás

Não vai votar? Saiba como justificar ausência na eleição pelo app E-Título

Na página inicial do app, o eleitor deve acessar “mais opções” e selecionar “Justificativa de ausência”…

% dias atrás

BR-277, entre PG e Curitiba, segue com pista parcialmente interditada e congestionamento

Acidente com carreta, no sábado (14), causou derramamento de sebo animal, local segue com interdição…

% dias atrás

Motorista de aplicativo é agredido por três adolescentes em Ponta Grossa

As três meninas acusaram o motorista de abuso e alegaram ser integrantes de facção criminosa

% dias atrás

Dez dicas para um envelhecimento saudável, por Ana Claúdia Gambassi

Para quem deseja fazer parte desse privilegiado grupo de idosos com qualidade de vida, o…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade