Brasil

Presidente do INSS afastado em operação contra fraude em descontos de aposentadorias

inss Boca no Trombone inss
Reprodução
Seis servidores públicos também foram afastados em decorrência das investigações que revelam irregularidades nos descontos previdenciários realizados pelo INSS

Alessandro Stefanutto, que ocupa o cargo de presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), foi destituído de suas funções durante uma operação conjunta da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União. Esta ação tem como foco o combate a um esquema de fraude envolvendo descontos associativos não autorizados nas aposentadorias e pensões dos segurados.

A operação, realizada nesta quarta-feira, dia 23, investiga entidades que supostamente realizaram descontos indevidos, totalizando R$ 6,3 bilhões, de aposentados e pensionistas entre os anos de 2019 e 2024. Até o momento, foram expedidos 211 mandados de busca e apreensão, além de ordens para sequestro de bens que somam mais de R$ 1 bilhão. Seis mandados de prisão temporária foram emitidos e estão sendo cumpridos em várias localidades, incluindo o Distrito Federal e os estados de Alagoas, Amazonas, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe.

Seis servidores públicos também foram afastados em decorrência das investigações que revelam irregularidades nos descontos previdenciários realizados pelo INSS. Os envolvidos na operação poderão enfrentar acusações que incluem corrupção ativa e passiva, violação de sigilo funcional, falsificação de documentos, formação de organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Em resposta à situação, o INSS divulgou uma nota informando que aposentados e pensionistas que identificarem descontos indevidos em suas mensalidades associativas podem solicitar a exclusão automática desse débito através do aplicativo ou do site Meu INSS. Na página inicial do site, há uma opção para consultar a mensalidade em questão, onde é possível solicitar a exclusão ou o bloqueio do serviço. Os beneficiários também têm a alternativa de entrar em contato com a central telefônica 135 para solicitar a baixa da cobrança.

Leia também  Carro fazia retorno quando foi atingido por moto em acidente que matou moradora de PG

 

Web Stories

Mais Lidas

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

UEPG recebe seminário sobre boas práticas na gestão do Ensino Superior Castro elabora Plano Plurianual com participação popular e ferramentas digitais Projeto “Brincar de Quê?” resgata brincadeiras antigas em evento gratuito neste sábado (17) Connect Week promete movimentar PG com inovação, cultura e negócios FRAUDE DO INSS: aposentados e pensionistas de Ponta Grossa são lesados com descontos indevidos Receita Federal alerta para entrega antecipada do Imposto de Renda Casa do Artesão amplia atividades e atrai comunidade com oficinas gratuitas