O presidente do Peru, Pedro Castillo, decretou o fechamento do Congresso Peruano e a dissolução de todos os parlamentares nesta quinta-feira (07), sendo instaurado Estado de Exceção no país vizinho. A medida foi tomada em meio ao terceiro processo de impeachment de Castillo em quase um ano e meio de mandato.
Além da dissolução do Congresso, Castillo anunciou outras medidas radicais como a reestruturação do Poder Judiciário; destituição de congressistas; convocação de novas eleições para o legislativo; governamento apenas por decretos presidenciais; convocação de uma nova Constituição Federal e toque de recolher das 22h às 04h no país inteiro, válidas a partir de hoje.
Estas medidas foram vistas como uma “clara tentativa de golpe de Estado”, segundo a própria vice-presidente Dina Boluarte, que deve assumir a presidência do país nas próximas horas. O presidente da Suprema Corte do Peru, Francisco Morales, convocou as Forças Armadas do país a “restaurarem a ordem constitucional” e “garantir o afastamento de Castillo do poder”. Diversos ministros renunciaram após o anúncio de Pedro Castillo.
A situação do atual presidente do Peru é conturbada. Eleito em 2021 em uma das eleições mais polarizadas da história do país, Castillo é professor sindicalista e foi eleito pelo Partido Perú Libre. Sofreu 2 tentativas de impeachments no Congresso por “incapacidade moral para o exercício do cargo”, mas acabaram sendo barrados no Congresso por falta de apoio. Agora, enfrenta o quarto processo por “atentado à democracia”.
Colisão entre carro e moto no Centro de Ponta Grossa deixa garupa ferida com suspeita…
Ao todo, serão construídas 86 moradias na cidade por meio de articulação do deputado federal…
Guarda Municipal de Ponta Grossa prende motociclista com drogas e dinheiro em Uvaranas após fuga…
Estado investe R$ 2,7 milhões em sistema Autolys para coleta e análise de DNA, avançando…
O evento, que acontece também nesta sexta-feira (22), tem como tema central a "Emergência Climática"…
PF indicia Bolsonaro e 36 por golpe de Estado; PGR decidirá denúncia em 15 dias.…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade