Categorias: Brasil

Presidente sanciona lei que institui o auxílio gás

O presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei que cria o Programa Gás dos Brasileiros, o chamado auxílio gás, que vai subsidiar o preço do gás de cozinha para famílias de baixa renda. A medida foi publicada hoje (22) no Diário Oficial da União e ficará em vigor por cinco anos, contados a partir da abertura dos créditos orçamentários necessários.

Cada família beneficiada vai receber, a cada dois meses, o equivalente a 50% da média do preço nacional do botijão de 13 quilos. Esse valor será estabelecido pelo Sistema de Levantamento de Preços (SLP) da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), nos seis meses anteriores, conforme regras que ainda serão definidas em decreto.

O auxílio será destinado às famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo, ou que morem na mesma casa de quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

[RELACIONADAS]

Ele será concedido, preferencialmente, às famílias com mulheres vítimas de violência doméstica que estejam sob o monitoramento de medidas protetivas de urgência. A preferência de pagamento também será para a mulher responsável pela família.

O governo utilizará a estrutura do Auxílio Brasil para fazer os pagamentos do auxílio gás. A operacionalização do programa social é feita pela Caixa Econômica Federal.

Fonte de recursos

O programa será financiado com recursos dos royalties pertencentes à União na produção de petróleo e gás natural sob o regime de partilha de produção, de parte da venda do excedente em óleo da União e bônus de assinatura nas licitações de áreas para a exploração de petróleo e de gás natural. Além disso, serão utilizados outros recursos que venham a ser previstos no Orçamento Geral da União e dividendos da Petrobras pagos ao Tesouro Nacional.

A lei tem ainda como uma das fontes de financiamento o montante que cabe à União da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide), que passará a incidir sobre o botijão de gás de 13 quilos.

Aprovado no mês passado pelo Congresso, a previsão é que o benefício terá um custo de cerca de R$ 592 milhões e poderá atender dois milhões de famílias do CadÚnico.

Boca no Trombone

O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região

Artigos recentes

IPTU Digital de Castro começa a ser pago na semana que vem

Vencimento é no dia 10 de maio. População pode escolher pagar o imposto à vista…

% dias atrás

Brastemp anuncia ativação de Dia das Mães no Parque Ibirapue

A ação especial da marca disponibilizará uma cabine para que as mães façam relatos sobre…

% dias atrás

Chuvas no RS: por que chove tanto no estado? Entenda as causas

Meteorologista explica que enchentes vão durar dias. Esses volumes não são inéditos, mas a abrangência…

% dias atrás

Vídeo mostra acidente que matou DJ em Ponta Grossa

O acidente ocorreu na manhã de hoje (03). O motociclista morreu na hora. Imagem de…

% dias atrás

Innospec apresenta 2ª temporada de “Papo de Especialista”

Novos episódios da websérie exploram soluções inovadoras e sustentáveis aplicadas além do setor automotivo

% dias atrás

DJ de PG morre em colisão com ônibus na Av Monteiro Lobato

Amigos e familiares já se despedem de Vanderson Antonio de Oliveira com mensagens nas redes…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade