Categorias: Ponta Grossa

Primeiro do País, AME Universitário de Ponta Grossa será finalizado ainda em 2024

O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Universitário de Ponta Grossa, nos Campos Gerais, já atingiu 36% de execução, segundo a última medição da Diretoria de Obras da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). A unidade está vinculada à Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e será o primeiro AME Universitário do Brasil. A previsão é que a obra seja finalizada até o fim deste ano.

“Mais uma vez o Paraná sai na frente, com essa estrutura que será a primeira do País, graças a essa parceria junto com a Universidade, um marco inédito no Brasil, que mostra o quanto a saúde é tratada com seriedade no Paraná, com apoio irrestrito do nosso governador Ratinho Junior”, disse o secretário de Estado da Saúde, César Neves.

Os AMEs são destinados ao atendimento multiprofissional especializado, além de serviços de apoio e diagnóstico dentro das Linhas de Cuidado e especialidades prioritárias no Sistema Único de Saúde (SUS) Estadual. As unidades ambulatoriais são gerenciadas pelos Consórcios Intermunicipais de Saúde, por meio do Programa Estadual de Qualificação dos Consórcios Intermunicipais (QualiCis) criado pela Sesa, otimizando e potencializando recursos estaduais e municipais, fortalecendo a regionalização dos serviços de saúde.

Além de atendimento ambulatorial, o AME de Ponta Grossa irá ofertar consultas médicas, odontológicas e exames de diversas especialidades. Para isso, a unidade contará com uma área total de 2,9 mil metros quadrados. Serão 19 consultórios e cinco salas de exames, além de uma sala de fisioterapia e outras 15 salas de aula para atividades de formação em parceria com a universidade. Ao todo, a unidade terá capacidade para até 13 mil atendimentos ao mês.

OUTRAS UNIDADES – Além deste, o Governo do Estado está construindo outros 13 ambulatórios no Paraná. Eles ficam em Almirante Tamandaré (6,26% de execução), Campo Mourão (20,67%), Cianorte (29,15%), Cornélio Procópio (20,96%), Irati (29,95%), Ivaiporã (50,20%), Jacarezinho (19,56%), Paranavaí (15,58%), São José dos Pinhais (22,58%), União da Vitória (55,28%), Paranaguá (24,42%), Goioerê e Pitanga, em fase de ajustes burocráticos para início das obras.

Os AMEs são divididos em três modalidades no Paraná. A primeira contempla 37 consultórios e dez salas de exames em um espaço de aproximadamente 4 mil metros quadrados. Além do atendimento ambulatorial, alguns AMEs contarão com Centro de Especialidades Odontológicas, Centro de Fisioterapia e Laboratório de Análises.

No Tipo I, os AMEs serão distribuídos nas cidades de Almirante Tamandaré, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Jacarezinho, Paranavaí e São José dos Pinhais.

Leia mais: Estado de criança baleada em vila de Ponta Grossa é atualizado pelo HUMAI

Os AMEs tipo II incluem cerca de 2,5 mil metros quadrados de área, com 22 consultórios e sete salas de exames cada. Essas unidades estão distribuídas nos municípios de Cianorte, Irati, Ivaiporã e União da Vitória, além do AME universitário de Ponta Grossa e o do Litoral, em Paranaguá.

Em novembro, o Governo do Estado também anunciou a construção dos AMEs Tipo III, que funcionarão como uma policlínica municipal proporcionando atendimento ambulatorial em várias especialidades, com consultórios médicos multiprofissionais, atendendo uma média de 5 mil pacientes por mês, em uma área de aproximadamente 1.014 metros quadrados cada.

AEN

Agência Estadual de Notícias do Estado do Paraná.

Artigos recentes

Homem armado entra em confronto com a PM e é morto na Vila Monte Carlo, Ponta Grossa

Homem armado morre em confronto com a PM na Vila Monte Carlo, Ponta Grossa. Ele…

% dias atrás

Delinea Designada Líder no Gartner® Magic Quadrant™ for Privileged Access Management de 2024

Delinea, pioneira em oferecer soluções para proteger identidades mediante autorização centralizada, anunciou hoje seu reconhecimento…

% dias atrás

Gatinha Vênus desaparece em Ponta Grossa; família busca ajuda para encontrá-la

Gatinha Vênus sumiu em Uvaranas, Ponta Grossa. Com chip, ela desapareceu por volta das 17h40.…

% dias atrás

Inscrições abertas para o 4º Circuito Gastronômico dos Campos Gerais

Inscrições abertas para o 4º Circuito Gastronômico dos Campos Gerais. Empresas podem se inscrever até…

% dias atrás

Colisão com caminhão mata motorista de ambulância e fere paciente na PR-151

Acidente na PR-151: ambulância de Arapoti colide com caminhão, motorista morre e paciente sofre traumatismo…

% dias atrás

Polícia Civil prende dois suspeitos em Irati durante operação contra organização criminosa

Operação Cavalo de Aço cumpre mandados em Irati, prende dois suspeitos de integrar organização criminosa…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade