#image_title
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), tomou a decisão de encerrar uma ação penal contra um homem acusado de tentar furtar dois pares de chinelos de um supermercado em Sete Lagoas, Minas Gerais. O valor dos itens furtados foi de R$ 29,90. A tentativa de furto ocorreu quando o homem foi abordado ao tentar sair da loja com os chinelos, os quais foram imediatamente devolvidos ao estabelecimento.
Moraes aplicou ao caso o princípio da insignificância, que exime a ação penal quando o crime cometido é de tal menor importância que não justifica a intervenção do Estado. Segundo o ministro, o supermercado não sofreu qualquer prejuízo, pois os produtos foram recuperados, e não houve qualquer dano financeiro. Além disso, ele destacou a falta de periculosidade social na conduta do acusado, o que reforça a decisão de encerrar o processo.
A decisão do STF foi tomada em resposta a um Habeas Corpus (HC) 251563, impetrado pela Defensoria Pública de Minas Gerais. O pedido visava contestar uma decisão anterior do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que havia rejeitado o encerramento da ação penal, levando em consideração que o acusado era reincidente. O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJ-MG) também havia negado o pedido de encerramento.
Com a decisão de Moraes, o caso foi definitivamente arquivado, refletindo a aplicação do entendimento de que, em situações como essa, a manutenção de uma ação penal não é necessária. O ministro considerou o constrangimento ilegal na continuidade do processo, ressaltando a ausência de relevância social no caso.
Fonte: Supremo Tribunal Federal
Leia mais Casal morto por engano em Oficinas: réus terão audiência de instrução
Homem é morto e dois ficam feridos em tiroteio na Vila Maria Otília, em Ponta…
O STJ decidiu incluir gênero neutro no registro civil, destacando a importância da autoidentificação e…
Ministros divergiram sobre punições a ofensas contra servidores
Prêmio de Queijos do PR reúne 515 inscritos de 76 cidades, com 21 categorias. Evento…
Juros básicos da economia estão no maior nível em 19 anos
Homicídio agora em Ponta Grossa! Acompanhe AO VIVO no Plantão 192 BnT e veja as…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade