As tantas e belas celebrações da Semana Santa, em que os fiéis de toda a Diocese expressam sua fé pela oração, penitência e caridade, relembram o lava-pés, a última ceia, a via crúcis, a Paixão e a Páscoa de Jesus, contando os passos de Cristo desde a condenação por Pôncio Pilatos, sua crucificação e ressurreição. Um desses momentos é destaque na Paróquia Nossa Senhora Medianeira, em Ponta Grossa, há mais de 40 anos: a tradicional procissão com a imagem do Senhor Morto e Nossa Senhora das Dores pelas ruas do bairro Boa Vista.
Na década de 1980, a então Capela Nossa Senhora das Graças recebeu por meio de doação do padre Martinho Beckers – naquele momento pertencente à Congregação da Paixão de Jesus Cristo – uma imagem do Senhor Morto. Relatos de paroquianos contam que Congregação Passionista foi quem incentivou a doação. Com o gesto, se iniciou a devoção, que, ano a ano, recebia inúmeros adeptos. Uma peregrinação começou a ser feita na Semana Santa, pela região, na época, pouco habitada.
A procissão era no interior do pátio da própria capela. Alguns anos mais tarde, o trajeto passou a incluir mais quadras do Parque Nossa Senhora das Graças. Em meados de 1992, a peregrinação se estendeu também pelo território da Capela Nossa Senhora Medianeira. Ainda pertencendo à Paróquia Nossa Senhora do Pilar, os frequentadores de ambas as capelas mantiveram a tradição, que continua até os dias atuais. Nas primeiras procissões, os homens carregavam Jesus e as mulheres, Nossa Senhora.
Atualmente, a procissão, realizada pela agora Paróquia Nossa Senhora Medianeira, ocorre na noite da Sexta Feira Santa, entre a Matriz Nossa Senhora Medianeira, no Jardim Esplanada, e a Capela Nossa Senhora das Graças. Antes da pandemia do Coronavírus, a participação ultrapassava mil pessoas.
Em 2022, após dois anos sem acontecer, contou com a presença de 800 fiéis, que percorrem aproximadamente três quilômetros. Este ano, a saída será às 19 horas, da Matriz, na Rua Jorge Alves Pereira, 160, na Boa Vista. Todos os diocesanos estão sendo convidados. Quem for deve levar velas.
Leia também:
Caminhada da Penitência volta a ser realizada em Ponta Grossa neste ano
Padre Daniel Farago, administrador paroquial da Nossa Senhora Medianeira, lembra a alegria de poder celebrar a Páscoa do Senhor. “Sabemos que o centro da Semana Santa é o Tríduo Pascal. E para melhor celebrar esse tempo, são bem-vindas as iniciativas de piedade que o Espírito Santo suscita no coração dos fiéis. Essa procissão foi retomada no ano passado e muitos fiéis participaram com grande devoção, meditando os mistérios da morte de Nosso Senhor. Junto com Maria queremos contemplar a dor de Jesus que por nós deu sua vida” convida o sacerdote.
Tibagi
Na Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, em Tibagi, a Procissão do Jesus Morto, na Sexta-Feira Santa, terá saída às 19 horas, do Cruzeiro da 18 de Março, descendo pela Rua Herbert Mercer e finalizando em frente à igreja matriz. Será uma procissão luminosa. A comunidade deve levar velas. Durante todo o trajeto, o povo ladeia a imagem do Senhor Morto, fazendo orações especiais. Em torno de 200 pessoas são esperadas.
Depois de bater na mulher, o homem saiu de casa levando o filho de um…
Competição faz parte da seletiva para o Brasileiro 2025. Tibagi teve cinco atletas participando, todos…
O detido foi encaminhado ao sistema prisional e permanecerá à disposição da Justiça para o…
Votação ocorre das 09h às 17h, de forma exclusivamente on-line; veja propostas das candidatas à…
Com ações fiscalizatórias como essa, o TCE-PR é capaz de examinar de forma independente a…
No total acumulado do ano, até o dia 18 de novembro, o Paraná registrou 13.247…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade