Categorias: DestaqueParaná

Procon notifica distribuidoras para adequação dos preços dos combustíveis no Paraná

A Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (Seju), por meio da Coordenação Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PR), notificou, nesta quarta-feira (17), onze empresas distribuidoras do Paraná para que comprovem a adequação dos preços dos combustíveis.

Essa ação faz parte de uma série de medidas de âmbito estadual após o anúncio da nova política de preços da Petrobras, seguindo a orientação técnica da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça.

De acordo com a notificação, as empresas que realizam a distribuição de combustíveis no Paraná têm prazo de 20 dias para apresentar documentação comprobatória da adequação de preços. A medida deve garantir que a redução dos preços chegue até o nível do varejo. O Procon vai comparar as notas fiscais e os preços exercidos antes e depois do anúncio, que ocorreu na terça-feira (16).

Também estão previstas operações de fiscalização nos postos de combustíveis por meio dos Procons Municipais e o monitoramento dos preços praticados através do aplicativo Menor Preço, do Nota Paraná, da Secretaria de Estado da Fazenda.

“A nossa intenção é clara e direta, se baixou o preço pelas empresas que produzem os combustíveis, essa redução tem que chegar no bolso do consumidor. O Governo do Estado, seguindo as orientações da Senacon, está trabalhando para garantir a adequação dos preços e evitar abusos nas distribuidoras e nos postos de gasolina”, afirmou Santin Roveda, secretário de Justiça e Cidadania.

“Essa medida beneficia tanto os consumidores, que terão acesso a preços menores nas bombas, quanto os próprios postos de combustível, pois impede que as distribuidoras não realizem a redução dos preços”, explica a coordenadora do Procon-PR, Claudia Silvano.

“Muitas vezes, quando há anúncios de redução de preços do combustíveis em decorrência de mudança no cálculo ou de alguma desoneração fiscal, algumas empresas reajustam os preços imediatamente antes da vigência da redução, o que diminui o impacto da mesma tanto para o comerciante quanto para o consumidor”, relata.

Leia também: Motociclista em alta velocidade colide após tentar fugir da PM em PG

AEN

Agência Estadual de Notícias do Estado do Paraná.

Artigos recentes

Mais de 10 mil torcedores acompanham Operário X Vasco no Germano Krüger

O  Operário Ferroviário entra em campo contra o Vasco da Gama na tarde desta quinta-feira…

% dias atrás

Operário X Vasco: veja como está a movimentação dentro do Germano Krüger

O  Operário Ferroviário entra em campo contra o Vasco da Gama na tarde desta quinta-feira…

% dias atrás

Motociclista morre após colisão com caminhão na BR-376

Samu foi acionado porém a vítima não resistiu aos ferimentos

% dias atrás

Operação resulta em prisões e dezenas de autuações em PG

A ação foi promovida pela Secretaria de Cidadania e Segurança Pública (SMCSP) e contou com…

% dias atrás

Inscrições de jovens e adultos para Encceja encerram nesta sexta-feira

Para fazer o exame, é preciso ter idade mínima de 15 anos completos na data…

% dias atrás

Vereador propõe Programa Cata-Treco com foco na destinação correta de resíduos volumosos

O Programa Cata-Treco é uma iniciativa que busca promover o descarte consciente, contribuindo para a…

% dias atrás