Categorias: ParanáPonta Grossa

Professores da UEPG iniciam pesquisa que monitora pós-covid na região

Como pessoas que tiveram Covid-19 vivem atualmente? Esta é a pergunta que professores da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) irão buscar responder nos próximos meses. Coordenada pelos docentes Pollyana de Oliveira Borges e Carlos Eduardo Coradassi, a pesquisa fará busca ativa por pessoas que tiveram Covid-19 em Ponta Grossa a partir de 2020, com ligações e preenchimento online de questionários. O objetivo é analisar as respostas que foram dadas à pandemia e as ações pós o período de maior frequência de casos de Covid-19. As primeiras ligações iniciam nas próximas semanas.


A pesquisa da UEPG será desenvolvida em parceria com a Universidade de São Paulo (USP) e Fundação Municipal de Saúde (FMS), intitulada ‘Pandemia da Covid-19: características e respostas do Sistema Único de Saúde e vigilância da covid-longa em município de médio porte’. O projeto começou como pesquisa de pós-doutorado da professora Pollyana, em 2022. “Vamos acompanhar a frequência, mortalidades, imunização, o que aconteceu com o número de casos e óbitos após a imunização e medidas restritivas”, explica.

Segundo a professora, o trabalho irá fornecer dados base para pesquisas em saúde. “A literatura vem dizendo que cerca de 10% a 20% das pessoas permanecem em estado de adoecimento ou desenvolvem sintomas que não tinham antes, sem nenhuma explicação a não ser o fato delas terem tido Covid-19”, informa Pollyana.

Metodologia

As ligações acontecerão em um call center instalado no Bloco M, em que estudantes e residentes irão ligar para pessoas que tiveram RCT-PCR positivo desde 2020. A lista de contatos foi cedida pela FMS, com autorização do comitê de ética da instituição. “Iremos iniciar os contatos, neste primeiro momento com profissionais da saúde, e a previsão é terminar a etapa em julho”, conta Pollyana. A escolha por começar com profissionais da saúde é que a categoria foi muito impactada durante a pandemia. “Um trabalhador da saúde que venha a ter alguma sequela pode ter impacto no retorno ao trabalho, por isso vamos fazer perguntas sobre como foi a infecção do Covid-19 e o que aconteceu depois, pois nosso maior interesse é saber como a saúde deles se manteve após a infecção”.

As pessoas que receberem as ligações irão responder perguntas como: Quais são os eventos de saúde mais frequentes percebidos no pós-covid? Quanto tempo durou? Onde estão buscando atendimento? Sabem que algumas doenças poderiam estar relacionadas à Covid-19? O trabalho dará uma grande devolutiva à sociedade, segundo a professora. “Esta é uma pesquisa que vai dar muitas respostas para os ponta-grossenses, além de ajudar a rede de serviços SUS a se organizar. Tem muitas respostas que a gente pode conseguir alcançar com essa pesquisa”, ressalta.
O professor Carlos Eduardo Coradassi recorda que o call center da UEPG foi muito ativo no período crítico da pandemia, recebendo ligações de pacientes de todo o Paraná, por meio de projeto de extensão da Secretaria Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). “Agora é a nossa vez de ligar, é o caminho inverso. Muitas pessoas que ligaram para nós agora vão receber nossas ligações”, salienta.

Manter o call center, após o ápice da pandemia, pode estabelecer um canal de diálogo da Universidade com a comunidade. “A pesquisa fortalece a telessaúde de maneira geral e assim saímos na frente em relação a outras regiões, pois vai nos trazer subsídios no planejamento da imunização e na assistência em saúde o futuro”, destaca o professor.

Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

Artigos recentes

Relatório da Bitget Research aponta que o volume de transações do ecossistema da TON aumentou 1.800% em menos de seis meses

VICTORIA, Seychelles, Sept. 19, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Bitget, principal bolsa de criptomoedas e…

% dias atrás

Mary Kay entra no mercado do Quirguistão, promovendo ainda mais a beleza e o empoderamento no mundo todo

A Mary Kay Inc., líder global em cuidados com a pele e cosméticos, tem o…

% dias atrás

Ônibus colide com poste após tentativa de assalto a motorista em Ponta Grossa

Ônibus colide com poste em Ponta Grossa após tentativa de assalto ao motorista. Ninguém ferido.…

% dias atrás

STF tem 5 votos pela recusa à transfusão por testemunhas de Jeová

STF julga direito de Testemunhas de Jeová recusarem transfusão de sangue no SUS e se…

% dias atrás

Forças de segurança prendem homem por porte de arma de uso restrito em Ponta Grossa

Homem é preso em Ponta Grossa por porte de arma de uso restrito. Operação integrada…

% dias atrás

TSE define regras para atuação da Polícia Rodoviária nas eleições

TSE e MJSP definem regras para a PRF nas eleições. Estão proibidos bloqueios de trânsito…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade