Profissionais de enfermagem em PG enfrentam atraso salarial em meio a trâmites administrativos
O portal Boca no Trombone recebeu uma série de reclamações de profissionais de enfermagem terceirizados pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), responsáveis pelos serviços nas UPAs Santana e Santa Paula de Ponta Grossa. Os relatos apontam para um atraso no pagamento retroativo dos salários referentes aos meses de janeiro e fevereiro.
Entramos em contato com a INDSH, que emitiu uma nota explicativa na última sexta-feira (08) esclarecendo a situação. Segundo a empresa, os pagamentos salariais estão em dia, porém, os valores referentes à diferença do piso salarial da enfermagem, que são financiados pelo Governo Federal, estão pendentes devido a trâmites administrativos internos no município. “Tal processo administrativo já está em andamento, aguardando aprovação na Câmara dos Vereadores, e tão logo seja finalizado e o repasse concluído, os valores referentes a janeiro e fevereiro serão pagos aos profissionais”, diz a nota.
Contudo, ao entrar em contato com a Prefeitura de Ponta Grossa, fomos informados de que não há atrasos nos repasses, mas sim uma questão de autorização legislativa. Sem essa autorização, a Prefeitura não pode transferir os recursos. A Fundação Municipal de Saúde e a Secretaria da Fazenda estão apenas aguardando a votação e aprovação na Câmara Municipal de Vereadores para proceder com o repasse. “Não é verdade que o Município tenha “atrasado” repasses. Ocorre que, sem a autorização legislativa, a Prefeitura está legalmente impedida de transferir o dinheiro. A Fundação Municipal de Saúde e a Secretaria da Fazenda estão apenas aguardando que a autorização da Câmara seja votada e aprovada para providenciar esse repasse”, diz a resposta.
Agora, a Câmara tem um prazo de 10 dias para enviar ao Executivo a autorização de pagamento, possibilitando que os valores sejam repassados e os profissionais de enfermagem recebam os salários devidos.
Lucas é jornalista formado em Bacharel pelo Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) de Ponta Grossa. Graduado desde 2021, possui experiência com redação em portais de notícia, trabalhou nos bastidores de uma emissora de TV local, se aventurou como produtor audiovisual em uma agência de publicidade, já estagiou como assessor de imprensa na Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa e atualmente exerce o cargo de jornalista redator no portal Boca no Trombone.