Categorias: BrasilDestaque

Programa Celular Seguro recebe mais de 20 mil alertas de bloqueio por furto ou roubo

O Programa Celular Seguro já recebeu 20.055 mil alertas de bloqueios de usuários que já instalaram o aplicativo em seus telefones móveis. Lançado em dezembro do ano passado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), o programa possui mais de 1,4 milhão de usuários cadastrados, com mais de 1,1 milhão celulares.Programa Celular Seguro recebe mais de 20 mil alertas de bloqueio por furto ou rouboPrograma Celular Seguro recebe mais de 20 mil alertas de bloqueio por furto ou rouboPrograma Celular Seguro recebe mais de 20 mil alertas de bloqueio por furto ou roubo

A plataforma funciona como uma espécie de botão de emergência que deve ser utilizado somente em casos de perda, furto ou roubo do celular. A ação garante o bloqueio ágil do aparelho, da linha telefônica e de aplicativos bancários em poucos cliques.

Leia também: Jogador de futebol morre após ser atingido por raio durante partida. Veja vídeo

O acesso ao Celular Seguro é feito por meio do cadastro no Gov.br, a plataforma de serviços do governo federal. Os aparelhos podem ser registrados via site – ou aplicativo, disponíveis na Play Store (Android) e na App Store (iOS). As empresas que já aderiram à iniciativa estão descritas nos termos de uso.

Não há limite para o cadastro de números, mas eles precisam estar vinculados ao CPF do titular da linha para que o bloqueio seja efetivado. Quem estiver cadastrado no Celular Seguro pode indicar pessoas da sua confiança, que estarão autorizadas a efetuar os bloqueios, caso o titular tenha o celular roubado, furtado ou extraviado.

Também é possível que a própria vítima bloqueie o aparelho acessando o site por meio um computador. Após o envio do alerta, as instituições financeiras e empresas de telefonia que aderiram ao projeto farão o bloqueio. O procedimento e o tempo de bloqueio de cada empresa também estão disponíveis nos termos de uso do site e do aplicativo.

Desbloqueio

A ferramenta Celular Seguro não oferece a possibilidade de fazer o desbloqueio. Caso o usuário emita um alerta de perda, furto ou roubo, mas recupere o telefone em seguida, terá que solicitar os acessos entrando em contato com a operadora e os bancos. Cada empresa segue um rito diferente para a recuperação dos aparelhos e das contas em aplicativos.

A plataforma foi desenhada pelo MJSP em parceria com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O objetivo é reduzir a “atratividade” da prática de roubos e furtos e desestimular a receptação de aparelhos roubados.

Agência Brasil

A Agência Brasil é uma agência de notícias brasileira. Faz parte da Empresa Brasileira de Comunicação

Artigos recentes

Rangel falta à oitiva da ‘CEI do Lixo’, mas afirma que está disponível para esclarecimentos por escrito

Ele enviou ofício prometendo colaborar com a investigação sobre contrato da coleta de lixo

% dias atrás

Novo Papa, Leão XIV, tem laços com o Paraná e visita marcante em 2004

Em passagem por Rolândia, Curitiba e Ponta Grossa, então Frei Robert demonstrou carisma e simplicidade…

% dias atrás

Instituto que administra duas UPAs em Ponta Grossa vai gerir também a de Uvaranas

A decisão, proferida pela Procuradoria Geral do Município, foi divulgada nesta sexta-feira (9), por meio…

% dias atrás

Diretor da PGA reforça legalidade e benefícios da Usina de Biogás em oitiva da CEI do Lixo

Marcus Borsato explicou o funcionamento da UTB, destacou economia aos cofres públicos e reafirmou o…

% dias atrás

Motocilista que morreu internado no HU será sepultado amanhã (10) em Arapoti

Jalisson Fernandes Vaz, de 33 anos, ficou internado após se envolver em um grave acidente…

% dias atrás

Palladium Ponta Grossa celebra o Dia das Mães com sorteio de carro 0km

A campanha do Palladium Shopping Ponta Grossa inclui experiências interativas e descontos

% dias atrás