A Sanepar e as prefeituras de Arapoti e Carambeí, entregaram caixas d’água e kits de instalação para famílias em situação de vulnerabilidade, por meio do Programa Caixa d’Água Boa. A inciativa, que está na sua 5ª edição, é uma parceria entre a Sanepar, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e Família, e os municípios.
Cada município recebeu 20 kits, composto por uma caixa-d’água de 500 litros e os itens para instalação, disponibilizados pela Sanepar. A Secretaria, dentro do Programa Nossa Gente Paraná, fornece um subsídio financeiro de R$ 1 mil. O valor é depositado diretamente na conta de cada beneficiado, para cobrir os custos com mão de obra e viabilizar a instalação da caixa-d’água.
As famílias beneficiadas são selecionadas pelos próprios municípios, dentre as já cadastradas nos Centros de Referência de Assistência Social, os CRAS. Eles também são responsáveis por armazenar e distribuir os materiais que compõem o kit de instalação da caixa-d’água, além de fiscalizar a instalação dos componentes.
Lançado em 2017, o Caixa d’Água Boa surgiu como uma forma de contribuir com a saúde e a qualidade de vida das famílias em situação de vulnerabilidade, proporcionando o acesso à água tratada, mesmo em situações de interrupção temporária do abastecimento público.
Desde que o programa foi lançado, já foram entregues quase 7.500 kits, em 297 municípios paranaenses. “O programa beneficia as famílias mais vulneráveis, para que possam realizar suas atividades domésticas e de higiene, mesmo se houver uma parada de manutenção”, explica a gestora de Educação Socioambiental da Sanepar, Crislaine Mendes.
BENEFÍCIO
Morador do Bela Vista 2, em Carambeí, Pedro Maciel e sua família vivem da renda da coleta de recicláveis. Ele foi um dos beneficiados pelo Caixa d’Água Boa e considera que o programa é uma boa ajuda para a sua família e outras que precisam. “A gente fica muito agradecido com esse programa. É um benefício inesquecível em favor das pessoas que precisam, foi um presente mesmo”, diz.
Sua vizinha, Rosenilda Costa, também recebeu o kit, e já está preparada para instalar a caixa-d’água o quanto antes. “Achei muito bom, é uma coisa que a gente vai usar bastante”.
Moradora do Jardim Leffers há 12 anos, em Arapoti, Ana Carolina Correia também trabalha com reciclagem e foi uma das beneficiadas com a caixa-d’água. “A gente não tem condição de comprar, é muito caro, então é uma ajuda boa”, afirma.
Antes de receberem o kit, as famílias participam de uma reunião de orientação sobre o funcionamento do programa, como fazer a instalação e a importância da reservação domiciliar, o consumo consciente da água e os critérios para cadastramento no programa Água Solidária, da Sanepar, que garante tarifas reduzidas para famílias de baixa renda.
Votação ocorre das 09h às 17h, de forma exclusivamente on-line; veja propostas das candidatas à…
Com ações fiscalizatórias como essa, o TCE-PR é capaz de examinar de forma independente a…
No total acumulado do ano, até o dia 18 de novembro, o Paraná registrou 13.247…
Veja as principais vagas de emprego disponíveis na Agência do Trabalhador de Palmeira, localizada na…
Veja as principais vagas de emprego disponíveis na Agência do Trabalhador de Jaguariaíva, localizada na…
Veja as principais vagas de emprego disponíveis na Agência do Trabalhador de Carambeí, localizada na…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade