Categorias: DestaquePonta Grossa

Programa ‘Jardins de Mel’ se expande para mais escolas em PG

A Prefeitura de Ponta Grossa está expandindo o programa ‘Jardins de Mel’ na Rede Municipal de Ensino, já com a implementação do projeto em cinco unidades escolares. A iniciativa envolve a instalação de colmeias de abelhas nativas, sem ferrão, nos CMEIs e Escolas Municipais mantidas pela Secretaria Municipal de Educação.

Nesta semana foi a vez do CMEI Vivaldo Sasse, na Vila Romana, receber duas colmeias da espécie Mandaçaia. Outras duas unidades receberão o projeto nos próximos dias. Para tornar a experiência com as abelhas ainda mais relevante na vida dos estudantes, o CMEI realizou um evento de lançamento do programa na unidade, com apresentações artísticas dos alunos e alunas.

Leia também: Prefeita Elizabeth assina contrato para construção do campo society da Vila Roma

As crianças se divertiram ao vestir-se, dançar e brincar como as abelhas, que agora convivem com os estudantes e ajudam a polinizar a horta do CMEI, que também é cuidada por eles mesmos. Os insetos fazem parte do cotidiano dos alunos e também passaram a mediar a aquisição de novos conhecimentos.

Para a prefeita Elizabeth Schmidt, o projeto ganha cada vez mais relevância na cidade. “Além de contribuir para o aprendizado de nossos alunos, os Jardins de Mel também estão chegando a vários locais e já temos 17 espaços como este, que estão ajudando a polinizar toda a nossa cidade. É um trabalho de grande relevância e que vai crescer muito mais, agregando conhecimento, conscientização ambiental e vai estimular a sustentabilidade”, acrescenta a prefeita.

A secretária de Educação, professora Simone Pereira Neves, destaca o potencial do projeto. “Cada nova unidade que implementa um novo Jardim de Mel leva para seus alunos uma nova oportunidade de construção do conhecimento pelos alunos e alunas, agregando uma visão ambientalmente correta e estimulando os cuidados com o meio ambiente”, define Simone.

Polinizando ideias

A diretora Alessandra Aparecida Gonçalves conta que o interesse pela participação surgiu durante o X Congresso de Educação, em setembro. “Começou no Congresso, quando conhecemos melhor o projeto e decidimos que precisávamos fazer parte dessa ideia. Em nosso CMEI, temos uma turma que já usa a abelha como símbolo e sentimos a necessidade de participar desse processo, para contribuir para o estudo das crianças em relação à preservação do meio ambiente, ao cuidado com as abelhas e ao bem que elas fazem para a nossa vida”, relata a diretora. Na Educação Infantil, em Ponta Grossa, os símbolos de turma são utilizados como referência para os estudos dos alunos, servindo como ponto de partida para várias descobertas.

Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

Artigos recentes

APP-Sindicato intensifica movimento ‘Não Venda a Minha Escola’ contra o governo estadual

A iniciativa reuniu organizações contra o projeto Parceiro da Escola, do governo estadual, como sindicatos…

% dias atrás

Sem jogar neste ano, meia Felipe Tontini é desligado do Operário

Saída do meio-campista foi confirmada nesta quinta-feira (04) pelo clube de Vila Oficinas. Jogador não…

% dias atrás

Empresários envolvidos em suposto esquema de pirâmide estão sendo ameaçados

O advogado dos empresários se pronunciou e informou que os mesmos estão sofrendo graves ameaças,…

% dias atrás

Região recebe seminário para discutir políticas públicas para moradores de rua

O seminário visa discutir e garantir os direitos básicos das pessoas em situação de rua,…

% dias atrás

Ocupação Ericson John Duarte recebe maquinários para construção de novas casas

A fabricação de artefatos de concreto, pelos próprios moradores, possibilitará a construção de casas

% dias atrás

Após suspensão, novo cronograma para o Concurso Nacional Unificado é divulgado

Os resultados finais obtidos pelos candidatos nas provas serão conhecidos em 21 de novembro e…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade