O Projeto de Lei 2435/24 autoriza o delegado de polícia a apresentar diretamente ao Poder Judiciário medida cautelar, protetiva de urgência e recursos relacionados à investigação sob sua responsabilidade. A Câmara dos Deputados analisa a proposta, que altera a Lei 12.830/13, sobre investigação criminal conduzida por delegado.
Segundo o autor, deputado Delegado Caveira (PL-PA), a medida atende “aos interesses da sociedade e à busca incessante da verdade real no curso das investigações policiais presididas pelo delegado de polícia”.
O deputado explica que, na prática, as manifestações, recursos, cautelares inominadas já são rotina na atividade policial. “Mas buscando modernizar a legislação e evitar eventuais brechas na legislação que possam ensejar supostas nulidades, urge a necessidade dessa alteração legislativa”, defende Delegado Caveira.
Pela proposta, além das medidas protetivas de urgência da Lei Maria da Penha, os delegados poderão apresentar diretamente à Justiça pedidos de:
Próximos passos
A proposta será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Para virar lei, a proposta precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.
Fonte: Agência Câmara de Notícias
O valor total do crédito na região dos Campos Gerais é superior a R$ 53…
Prefeitura de Carambeí entrega kits com 10 peças de uniforme para 3 mil alunos, reforçando…
O Podcast Masterplan Ponta Grossa 2023 desta semana conta com a participação de Robson Klimionte,…
Cinco pessoas foram convidadas, entre elas a prefeita Elizabeth Schmidt (União Brasil) e o deputado…
O recurso foi viabilizado através da empresa Hexion ,fabricante de adesivos sustentáveis que atua em…
Segundo a mãe, ela chegou à unidade às 17h13 e só foi atendida por volta…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade