O Projeto de Lei 2435/24 autoriza o delegado de polícia a apresentar diretamente ao Poder Judiciário medida cautelar, protetiva de urgência e recursos relacionados à investigação sob sua responsabilidade. A Câmara dos Deputados analisa a proposta, que altera a Lei 12.830/13, sobre investigação criminal conduzida por delegado.
Segundo o autor, deputado Delegado Caveira (PL-PA), a medida atende “aos interesses da sociedade e à busca incessante da verdade real no curso das investigações policiais presididas pelo delegado de polícia”.
O deputado explica que, na prática, as manifestações, recursos, cautelares inominadas já são rotina na atividade policial. “Mas buscando modernizar a legislação e evitar eventuais brechas na legislação que possam ensejar supostas nulidades, urge a necessidade dessa alteração legislativa”, defende Delegado Caveira.
Pela proposta, além das medidas protetivas de urgência da Lei Maria da Penha, os delegados poderão apresentar diretamente à Justiça pedidos de:
Próximos passos
A proposta será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Para virar lei, a proposta precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.
Fonte: Agência Câmara de Notícias
Em conformidade com a política ESG da cooperativa, materiais recebidos são classificados e encaminhados para…
Espetáculo traz novas atrações e promete transformar o Parque Linear em um conto natalino
Marcela saiu do colégio por volta das 12h30min e foi em direção à casa do…
De acordo com a Coordenadoria de Processos de Seleção (CPS), em 2024, 505 candidatos se…
Além do ex-presidente da República, Alexandre Ramagem, Valdemar da Costa Neto, Augusto Heleno e Braga…
Evento de Novembro Azul promove palestras, testes rápidos e consultas para incentivar os cuidados preventivos…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade