Projeto ‘Banho Solidário’ em PG ocorrerá na Praça Barão do Rio Branco neste ano
O projeto “Banho Solidário” oferecido pela Prefeitura de Ponta Grossa juntamente com a Fundação Municipal de Assistência Social (FASPG) irá realizar mais uma edição em março.
O projeto consiste em oferecer às pessoas em situação de rua uma estrutura para o banho, roupa limpa, tomar sopa e receber um kit de higiene pessoal com shampoo, condicionador, sabonete, cotonete, fio, pasta e escova dental, pente de cabelo, toalha de banho e para os homens aparelho de barbear e toalha de banho.
O atendimento às Pessoas em Situação de Rua em Ponta Grossa é concentrado no Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua – Centro POP, que funciona de segunda a sexta-feira das 08h às 17h. Nos finais de semana, são oferecidos serviços de abordagem, acolhimento institucional e albergue noturno.
Considerando a dinâmica da população em situação de rua, que pode variar de 80 a 100 casos diários, incluindo pessoas itinerantes, a necessidade de ações pontuais se faz presente. É nesse contexto que o “Banho Solidário” ganha destaque, oferecendo suporte às demandas da população em situação de rua nos finais de semana, quando enfrentam dificuldades para garantir sua higiene pessoal.
A ação terá início no mês de março de 2024, ocorrendo todos os primeiros sábados do mês, com possibilidade de ampliação conforme a demanda. Inicialmente, será realizada na Praça Barão do Rio Branco, onde há uma grande concentração dessas pessoas. Serão oferecidos roupas limpas, kits de higiene pessoal e bucal, além de um lanche, das 8h às 11h.
A equipe multidisciplinar contará com assistente social, psicóloga, educadores e motorista do trailer, possibilitando intervenções e encaminhamentos necessários.
Segundo informações obtidas junto à prefeitura pela equipe do portal Boca no Trombone, o projeto do Banho Solidário já existia, mas agora será sistematizado, começando pela Praça Barão do Rio Branco e, posteriormente, avaliando novos pontos conforme a demanda. “Os serviços voltados à população em situação de rua já estão bem consolidados no município, entretanto a proposta de realizar ações no sábado, ocorre pelo fato de que Centro POP não tem atendimento, proporcionando assim, o café da manhã e banho aos usuários deste serviço e aos demais que necessitarem”, diz a nota.
Lucas Portela
Lucas é jornalista formado em Bacharel pelo Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) de Ponta Grossa. Graduado desde 2021, possui experiência com redação em portais de notícia, trabalhou nos bastidores de uma emissora de TV local, se aventurou como produtor audiovisual em uma agência de publicidade, já estagiou como assessor de imprensa na Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa e atualmente exerce o cargo de jornalista redator no portal Boca no Trombone.