Começou nesta sexta-feira (26), o novo projeto da Cadeia Pública de Castro para atender os detentos que não tem ou extraviaram a Carteira de Identidade. A ação tem uma parceria entre a direção da cadeia, Defensoria Pública e do Instituto de Identificação da Polícia Civil.
No primeiro dia quatro presos fizeram o RG e a logística para segurança, escolta e transporte ficaram sobre a responsabilidade do Setor de Operações Especiais de Ponta Grossa (SOE-PG). A reportagem do Portal Boca no Trombone conversou com o diretor da cadeia, Elerson de Lima. Ele disse que a ideia é que todos os reeducandos sem identidade façam esse documento, qual na primeira entrevista feita pela assistente social 36 detentos não tinham, e o primeiro passo é fazer desses. “Após isso, fica mais fácil obter um controle, pois logo na entrada da pessoa na unidade, já é verificado se o mesmo tem identidade, e sendo a resposta negativa, já é agendado para confecciona-lá”, conta Elerson.
O diretor explica que o processo de identificação é realizado pela manhã e leva 15 dias para ficar pronto o documento físico. “O documento ficará no prontuário do reeducando e quando o mesmo receber a liberdade, levará para casa sua identidade”. Sobre quando será a próxima vez com outros reeducandos, Elerson explica que “estamos combinando com o setor de identificação para que no próximo encontro, possamos levar 10 reeducandos, ainda sem data, mas para a primeira quinzena de fevereiro”.
Projeto
O projeto se originou a partir do momento que a Defensoria Pública de Castro disponibilizou uma assistente social. “É importante que as pessoas que estão reclusas, tenham acesso aos seus documentos pessoais, como identidade, neste caso. Esse documento é fundamental para que o reeducando possa exercer seus direitos, para receber benefícios e para se reintegrar à sociedade após cumprir sua pena”, aponta Elerson. Pelo avanço do projeto, o diretor agradece a Assistente Social, Angelica Ricetti Tozetto, ao Grupo SOE-PG e a Chefe do Setor de Serviços de Identificação Neila Rubya Stella.
Leia também: EXCLUSIVO: Confira detalhes e shows já confirmados para o rodeio de Castro
Os eleitos, por aclamação, serão responsáveis pela ONG pelos anos de 2025/2027
A presidente eleita da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) e prefeita de Imbaú,…
Contribuem para esse resultado os programas estaduais RenovaPR e Banco do Agricultor. No Estado, os…
"Ainda Estou Aqui" narra a trajetória de Eunice Paiva na busca pelo reconhecimento estatal após…
Suspeito foi preso em flagrante e criança precisou ser submetida a uma reconstrução perineal completa.…
Não houve ferimentos em nenhum dos envolvidos no acidente; ou seja, não se lesionaram os…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade