Categorias: Ponta Grossa

Projeto da UEPG recebe destaque em prêmio de ações de sustentabilidade

Um projeto da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) foi finalista do prêmio #EuSouParanapanema, iniciativa que distingue ações, obras, projetos ou estudos desenvolvidos no âmbito da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema, em especial voltadas à preservação de recursos hídricos. O projeto “Tratamento Sustentável de Efluentes Agrícolas por Meio do Reaproveitamento de Resíduos Sólidos Locais” foi desenvolvido pelos professores Ana Cláudia Barana, da Engenharia de Alimentos, e Guilherme Araujo Vuitik, da Engenharia Civil. A premiação aconteceu na quarta-feira (27), em Ponta Grossa.

“Prêmios como esse são importantes para a UEPG, mas também pra a Universidade Pública como um todo, porque representam o reconhecimento do trabalho da universidade em prol da comunidade em que ela está inserida”, diz o reitor da UEPG, professor Miguel Sanches Neto. Encontrar respostas para problemas da sociedade é uma das vocações da instituição, enquanto produtora de conhecimento e de ciência. “A Universidade precisa ser uma agência de desenvolvimento. E é nessa universidade em que a gente acredita: uma universidade aberta para a comunidade”.

Como conta a professora Ana Cláudia Barana, o projeto nasceu de uma experiência internacional de pós-doutorado nos Estados Unidos. Lá, a pesquisadora estudou o uso de biomateriais no tratamento de efluentes. “A internacionalização amplia horizontes e proporciona acesso a soluções inovadoras, que podem ser adaptadas à nossa realidade local. Esse projeto reflete exatamente isso: transformar resíduos, que seriam descartados, em uma solução prática e eficiente para proteger nossos recursos hídricos”, enfatiza. “Ser premiada é uma validação importante do impacto que essas pesquisas podem gerar”.

O principal foco do trabalho é a utilização de resíduos agroindustriais, como sabugo de milho, para remover a contaminação de corpos d’água com nitrato, um composto químico que causa eutrofização, ou seja, um aumento dos nutrientes da água que estimula o surgimento de algas e cianobactérias. Esse fenômeno tem um impacto negativo no equilíbrio ambiental e biodiversidade. O estudo é uma parceria entre os Programas de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTA) e em Engenharia Sanitária e Ambiental (PPGESA).

“Essa premiação mostra que é possível conciliar ciência de ponta e demandas locais”, destaca o professor Guilherme Vuitik. “Nosso trabalho é um exemplo de como a pesquisa aplicada pode gerar benefícios diretos para a sociedade e, ao mesmo tempo, fortalecer o papel da universidade como promotora do desenvolvimento regional sustentável. Contribuir para a preservação da Bacia do Paranapanema, que abrange uma área tão estratégica para o Brasil, é motivo de orgulho para toda a equipe”.

O Prêmio #EuSouParanapanema está na segunda edição e avalia projetos de intervenção ambiental, ações de educação ambiental e atividades ou trabalhos desenvolvidos que promovam o uso sustentável da água, de acordo com os quatro pilares da sustentabilidade: ambiental, econômico, social e cultural. Segundo o professor Guilherme, o fato de ser um prêmio disputado por instituições e projetos de toda a área da bacia valoriza ainda mais o reconhecimento conquistado pela UEPG. “A reutilização de resíduos agroindustriais não apenas atende às necessidades ambientais, mas também fortalece as cadeias produtivas da região, promovendo impacto ambiental e social positivos. Essa premiação nos motiva a continuar investindo em soluções inovadoras que unam sustentabilidade, ciência e desenvolvimento regional”, comemora.

As informações são da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Leia também: Educação de Ponta Grossa recebe Selo Ouro em avaliação do MEC.

Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

Artigos recentes

Motoboy colide com ambulância do SAMU em Ponta Grossa e sofre graves ferimentos

Motoboy de 24 anos colide com ambulância do SAMU em Ponta Grossa, sofre fratura e…

% dias atrás

Ministério regulamenta uso gradativo da força pela polícia

O Ministro Lewandowski assinou portaria sobre o uso gradativo da força policial, com normas baseadas…

% dias atrás

Porto Amazonas terá R$ 2,4 milhões para projeto turístico de impacto estadual

Projeto pode transformar potencial natural em destino atrativo com a nova 'Prainha' e destacar Porto…

% dias atrás

Prefeitura confirma data da 42ª Festa da Uva, que começa na próxima sexta (24)

Conhecida como Fesuva, promoção da Prefeitura de Ponta Grossa vai reunir mais de 40 produtores…

% dias atrás

Primo de jogador do Flamengo é um dos mortos em confronto policial em PG

Wesley Borges, primo de Léo Pereira do Flamengo, morreu em confronto com a polícia em…

% dias atrás

Motorista perde controle e bate veículo em muro deixando crianças feridas em PG

O acidente ocorreu na Rua Lourenço Leuzinski, na Vila Auto Alegre. Apesar da gravidade, todos…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade