A Tenda de Umbanda do Pai Joaquim de Aruanda, de Ponta Grossa, sofreu um caso de intolerância religiosa no último dia 04. Conforme relatado ao Portal Boca no Trombone, o terreiro possui um projeto de ação social chamado Prato Cheio Amigos do Bem e estão organizando para o Dia das Crianças, no dia 12 deste mês, uma festa para as crianças do bairro de Uvaranas, e ao divulgar, sofreram o ato de injúria.
Conforme relatado por Rafael de Almeida Bahr, sacerdote do terreiro, a ação vai acontecer em um campo society da vila Londres, e a intenção é receber 1500 crianças. Para isso, conversaram com algumas escolas do bairro, onde foram entregues convites para que as crianças levassem até os responsáveis para realizarem o cadastro no projeto.
Foi então que no dia 04 receberam um áudio, encaminhado pela mãe de uma aluna de uma das escolas, em grupo de outra religião, falando para que as mães não levem seus filhos no dia, afirmando que “Eles vão fazer esse projeto que vai ter pintura, vai ter gincana, cama elástica, doces; mas eu falo para vocês: não vão! Não levem o filho de vocês (…) Vocês já conhecem a palavra (…) e sabemos que tudo que eles fazem são coisas consagradas a demônios. São coisas que o inimigo dá com uma mão, e tira com a outra” e continua “você vai e leva seu filho e diz: vai ter brincadeira, diversão; pode até ser, mas amanhã ou depois teus filhos vão estar doentes. Eu falo por experiência própria (…). Se as crianças de vocês ficarem doentes e vocês não souberem o porquê, é porque comeram coisas consagradas”.
Em outro áudio a mesma mulher diz que deve-se “tomar muito cuidado com aquilo que vem gratuito, aquilo que é dado (…), quem está dando, quem está fazendo, quem está promovendo” . Continua falando às mães do grupo que ” tomem muito cuidado (…), não coloquem a saúde, a vida dos filhos de vocês, não troquem por um prato de comida, por uma gincana, por uma brincadeira, por um doce” e declara “dia das crianças é onde eles mais consagram doces para demônios (…), para os santos deles, tem que tomar muito cuidado com aquilo que a gente ganha” e finaliza dizendo que “o inimigo anda ao nosso redor e ele não vai aparecer para nós de uma forma feia (…), vai aparecer tentando fazer boas obras, tentando nos enganar”, diz ela.
Devido a indignação após as declarações feitas pela mulher, os adeptos da religião e simpatizantes promoveram no último sábado (07) uma manifestação no Parque Ambiental pedindo respeito pelo direito fundamental de liberdade de culto, assegurado pela Constituição.
Confira abaixo a nota de repúdio publicada pela instituição religiosa, na qual convida os adeptos e simpatizantes para a manifestação:
“Irmãos,
No dia de 04 de outubro de 2023 (quarta-feira), a TUPJA – Tenda de Umbanda do Pai Joaquim de Aruanda, e seu PROJETO DE AÇÃO SOCIAL DE VOLUNTÁRIOS – PRATO CHEIO AMIGOS DO BEM, sofreram de uma dor mútua para com a comunidade de Religiões de Matriz Africana, sendo esta, *INTOLERÂNCIA RELIGIOSA, na forma de palavras ofensivas designadas ao projeto prestado por voluntários.
Foram proferidas injúrias e demonstrações nítidas de intolerância religiosa, através de expressões como “…vai ter pintura, gincana, cama elástica, doce, mas eu falo pra vocês meninas, não vão, não levem o filho de vocês, as crianças de vocês nesses negócios, vocês já conhecem a palavra…” e continua, ” … e a gente sabe que tudo que eles fazem é consagrada aos demônios…”, “… vai ter brincadeira, vai ter diversão, vão comer coisa boa, pode até ser, mas amanhã, depois, seus filho vão tá doente…”, “… eu falo por experiência própria…”, dentre muito mais outras, que refletem a ignorância, intolerância e preconceito que infelizmente ainda existe nos dias de hoje, e que muito nos afetaram em nossa honra, dignidade e ao nosso Sagrado.
Devido a gravidade dos fatos, já adotamos as medidas judiciais cabíveis, para levar o caso ao conhecimento da JUSTIÇA, para que deles conheça e adotem as medidas cabíveis, tanto na esfera cível (danos morais), quanto também para a responsabilização criminal.
Assim, CONVOCAMOS todos os irmãos de fé, para uma manifestação no próximo sábado dia 07/10/23 às 15:00hrs, no Parque Ambiental, nesta oportunidade, a imprensa será convocada para acompanhar a ação em questão.
Pedimos o apoio e presença de todos nossos caros irmãos, para que isso não fique impune, todavia, precisamos fazer com que Ponta Grossa realmente seja uma cidade que respeite a constituição que tem como direito fundamental e clausula pétrea, a liberdade de culto.
Agradeço desde já,
Att,
Tenda de Umbanda do Pai Joaquim de Aruanda
PROJETO DE AÇÃO SOCIAL PRATO CHEIO AMIGOS DO BEM”
Leia mais: Mulher é agredida com pedrada pelo vizinho em bairro de PG. Motivo seria intolerância religiosa
.
Acidente aconteceu na noite de quinta-feira. Motociclista teve ferimentos leves
Veja as notas de falecimentos das últimas 24h divulgadas pelo Serviço Funerário Municipal de Ponta…
Colisão entre carro e moto no Centro de Ponta Grossa deixa garupa ferida com suspeita…
Ao todo, serão construídas 86 moradias na cidade por meio de articulação do deputado federal…
Guarda Municipal de Ponta Grossa prende motociclista com drogas e dinheiro em Uvaranas após fuga…
Estado investe R$ 2,7 milhões em sistema Autolys para coleta e análise de DNA, avançando…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade