Categorias: DestaquePolítica

Projeto de lei que implementa Passe Livre para estudantes é aprovado em PG

Foi aprovado em segunda discussão na Sessão Ordinária desta quarta-feira (20), na Câmara Municipal de Ponta Grossa, o Projeto de Lei Executivo nº161/2023, que regulamenta o Passe Livre para estudantes da rede pública de ensino da cidade assim que vigorar o novo contrato do transporte coletivo.

Ele garante quatro passagens diárias gratuitas para todos os estudantes da rede pública, sem necessidade de comprovar contraturno. Assim, nossa juventude estudantil poderá usufruir do acesso à cidade de forma plena.

Leia também: Depois de ser espancada e roubada, trabalhadora de PG corre risco de perder a visão

A vereadora Josi do Coletivo comemorou a aprovação e explicou sobre como funcionará o passe. “Se concretiza para nós uma vitória histórica do movimento estudantil e da luta pela mobilidade urbana. O direito a quatro passagens gratuitas diárias garante aos estudantes acesso à educação, cultura, esporte, lazer e garante o acesso dos nossos jovens à cidade”, disse. Confira mais abaixo:

Por articulação do então covereador Guilherme Mazer, o Mandato já havia apresentado, em junho, emenda ao projeto de lei do novo sistema do transporte coletivo, adicionando a iniciativa do Passe Livre. Ela foi parcialmente derrotada, com a justificativa de que era necessário a previsão do controle da disponibilização dos créditos.

“No entanto, naquele mesmo dia, em diálogo com representantes do poder executivo e o líder do governo na Câmara, Vereador Júlio Kuller, conseguimos que, através de pronunciamento do líder na sessão extraordinária que votou em segunda discussão o projeto de lei do transporte, o governo se comprometesse a encaminhar um projeto de lei de acordo com aquilo que já havíamos debatido com o movimento estudantil e a prefeitura”, contextualiza a covereadora Ana Paula de Melo.

Dito e feito! O PL 161 foi aprovado por unanimidade, e, assim que sair a nova licitação do transporte coletivo, nossos estudantes da rede pública não precisarão pagar até 4 passagens diárias. Há algumas condições a serem cumpridas, como, por exemplo, frequência mínima de 85% nas atividades regulares.

“É uma vitória histórica dos movimentos sociais que reivindicam o transporte público coletivo como um direito. Acreditamos que o Estado deva, cada vez mais, subsidiar esse serviço até chegarmos à tarifa zero”, conclui Guilherme Mazer.

Leia o projeto na íntegra: https://www.legislador.com.br/imgLei/_9_1_1_161_2023_1_PL161-2023.pdf

Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

Artigos recentes

INSS prepara plano para ressarcir aposentados vítimas de fraude

Proposta foi discutida em reunião com advogados da União nesta sexta

% dias atrás

Millena Brandão, atriz do SBT, morre aos 11 anos após diagnóstico de tumor cerebral

Millena Brandão, atriz mirim do SBT, morre aos 11 anos em SP após diagnóstico de…

% dias atrás

Programa que oferta bolsas de estudo a negros tem inscrição prorrogada

Black STEM oferece auxilio de R$ 35 mil para estudar no exterior

% dias atrás

Tibagi recebe curso gratuito de iluminação cênica neste final de semana

Oficina será realizada no Teatro Tia Inália e oferecerá certificado aos participantes

% dias atrás

ACIPG recebe entidades regionais para celebrar Dia do Associativismo

ACIPG reúne líderes da CACICPAR e reforça união pelo desenvolvimento regional e fortalecimento do associativismo…

% dias atrás

Guarda Civil Municipal salva bebê de 05 dias engasgado em Ponta Grossa

GCM de Ponta Grossa salva bebê de 5 dias engasgado com leite materno. Criança foi…

% dias atrás