Categorias: DestaquePolítica

Projeto de Lei quer exigir exames toxicológicos de vereadores em Ponta Grossa

Na tarde de ontem (05), o vereador Izaias Salustiano protocolou um projeto de lei na Câmara Municipal de Ponta Grossa que propõe a obrigatoriedade de exames toxicológicos para todos os detentores de cargo público eletivo do Poder Legislativo Municipal. O projeto conta com o apoio de 12 coautores, do total de 18 vereadores que compõem a atual legislatura.

Agora o projeto deve seguir para as respectivas comissões envolvidas no processo de análise e para entrar em discussão no Plenário da Câmara o projeto precisa ser encaminhado pelo presidente da casa, vereador Filipe Chociai.

A justificativa para o projeto é que o uso de entorpecentes e psicotrópicos pode prejudicar a produtividade no local de trabalho, afetando o atendimento à população. E afirma:

A matéria é relevante e a proposição é necessária, o Projeto de Lei visa inibir preventivamente que dependentes de substâncias psicotrópicas (drogas psicotrópicas), sujeitos a instabilidades de ordem emocional ou cognitiva, ocupem posições de representatividade ou que possam causar prejuízos à população em razão de seu vício.

Vale registrar, a propósito, que não propomos nada de novo, considerando que a legislação brasileira já exige a realização de exame toxicológico para profissionais e detentores de alguns cargos públicos. Não se considera, portanto, que exista constrangimento nesta medida que amplia a exigibilidade do exame toxicológico, mas uma providência necessária de segurança coletiva e bom desempenho das atribuições do cargo.

EXAMES

O projeto de lei prevê a realização de exames toxicológicos do tipo queratina “pelo e cabelo” como requisito prévio para assumir e exercer cargos públicos no Poder Legislativo Municipal. Além disso, também estabelece a obrigatoriedade de exames toxicológicos semestrais com objetivo de aferir o consumo de substâncias psicoativas, com janela de detecção mínima de 90 dias, para a permanência no cargo.

Em caso de resultado positivo no exame, os interessados têm o direito de solicitar contraprova e manutenção do sigilo das provas. A recusa em se submeter ao exame também impediria a posse ou o exercício das atribuições do cargo público eletivo.

O resultado positivo no exame previsto neste artigo, não informado em contraprova ou não justificado por perícia médica, acarretará o impedimento de quem já estiver eleito ou empossado no exercício das atribuições do cargo público eletivo.

Boca no Trombone

O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região

Artigos recentes

Operação Saturação reforça segurança no Parque do Café, em Ponta Grossa

A operação contou com a participação de equipes da Guarda Civil Municipal — dos grupamentos…

% dias atrás

Idoso perde o controle de carro e colide com caminhão e árvore na BR-376 em PG

Acidente aconteceu na manhã desta sexta-feira. Motorista teve ferimentos moderados

% dias atrás

Paróquia Santa Rita: Pe. Evandro fala sobre a Festa das Nações

A Festa das Nações chega à sua 14ª edição em 2024, consolidando-se como uma das…

% dias atrás

Marfrig e BRF anunciam fusão e criam gigante global de alimentos: a MBRF

Com presença em 117 países, nova empresa se consolida como potência multiproteínas com receita anual…

% dias atrás

Via Araucária repassa R$ 32 milhões de ISS para prefeituras; PG e região são beneficiados

O ISS é um imposto recolhido sobre a prestação de serviços de qualquer natureza, em…

% dias atrás

Câmara de Castro aprova em 1ª votação novas secretarias da Prefeitura

A proposta original, que chegou à Câmara no início deste ano, foi tema de diversas…

% dias atrás