Categorias: DestaquePolítica

Projeto de lei sobre medicamentos gratuitos à base de cannabis tramita na Câmara de PG

Está em trâmite na Câmara Municipal de Ponta Grossa, o projeto de lei nº 174/2023, que visa autorizar o fornecimento gratuito de medicamentos à base de Cannabis para pacientes com problemas crônicos. De autoria dos vereadores Josi Kieras do Coletivo, Geraldo Stocco e Julio Küller, o projeto concentra-se no uso do canabidiol, componente da Cannabis sativa.

A proposta busca acolher, diagnosticar e tratar pacientes cujo tratamento com a cannabis medicinal possua eficácia comprovada ou incentivo científico. Além disso, visa promover debates e fornecer informações sobre o uso da medicina canábica por meio de palestras, fóruns e cursos de capacitação.

Leia também: Inscrições para Concurso de Música Sertaneja seguem até domingo

Um dos autores do projeto, vereador Julio Küller, falou com o portal Boca no Trombone e esclareceu que muitos pacientes que sofrem de doenças graves têm buscado os medicamentos com a base na planta, porém o valor muito alto dificulta a compra para o tratamento. “Muitos têm buscado esse medicamento que tem um custo elevado e tem buscado inclusive fora do país, então é uma grande oportunidade que nós temos de legislar aqui no município, trazendo para perto dessas pessoas um tratamento eficaz”, enfatiza.

Confira abaixo a fala completa do vereador Julio Küller:

O projeto também prevê a aquisição de medicamentos de entidades sem fins lucrativos, autorizadas para o cultivo e manipulação de plantas do gênero Cannabis para fins medicinais. Além disso, propõe auxiliar e fomentar o cultivo da cannabis medicinal em conformidade com a legislação federal.

Para receber os medicamentos, será necessário apresentar prescrição médica e laudo descrevendo o caso, bem como comprovar a incapacidade financeira para adquiri-los. O projeto autoriza o Poder Executivo a auxiliar associações a cultivar e produzir extratos da planta em nível municipal, buscando ampliar o acesso ao uso medicinal da cannabis.

A iniciativa tem como objetivo principal melhorar a qualidade de vida dos pacientes com doenças ou transtornos crônicos refratários, proporcionando alívio de sintomas e redução de danos psicossociais. Com base nos direitos fundamentais da Constituição Federal, o projeto busca proteger a saúde e o bem-estar social dos indivíduos.

A análise e deliberação do projeto de lei pela Câmara Municipal de Ponta Grossa serão fundamentais para determinar a viabilidade de sua implementação. Clique aqui para acessar o PDF do Projeto de Lei.

Foto: Divulgação CMPG
Lucas Portela

Lucas é jornalista formado em Bacharel pelo Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) de Ponta Grossa. Graduado desde 2021, possui experiência com redação em portais de notícia, trabalhou nos bastidores de uma emissora de TV local, se aventurou como produtor audiovisual em uma agência de publicidade, já estagiou como assessor de imprensa na Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa e atualmente exerce o cargo de jornalista redator no portal Boca no Trombone.

Artigos recentes

Saiba quanto cada candidato à Prefeitura de PG já gastou na campanha eleitoral

Dados são do início da campanha até o dia 18 de setembro. A Lei Eleitoral…

% dias atrás

Quando acionar o CRAR? Entenda os serviços prestados aos animais em risco em PG

O CRAR de Ponta Grossa resgata animais em risco, promove castração, adoção e devolução. Castração…

% dias atrás

Jovem é preso em flagrante com 78 pedras de crack na região

Além do entorpecente, também foi encontrado 25 gramas de maconha, munição calibre 38, além de…

% dias atrás

Workshop gastronômico acontece em Ponta Grossa no dia 27

O evento pretende ensinar aos participantes como cozinhar refeições nutritivas e com praticidade para se…

% dias atrás

Tecnologia antiga resiste e se mantém essencial em empresas

Utilizado em campanhas de marketing, notificações e segurança, o SMS oferece um canal de comunicação…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade