Está em trâmite na Câmara Municipal de Ponta Grossa, o projeto de lei nº 174/2023, que visa autorizar o fornecimento gratuito de medicamentos à base de Cannabis para pacientes com problemas crônicos. De autoria dos vereadores Josi Kieras do Coletivo, Geraldo Stocco e Julio Küller, o projeto concentra-se no uso do canabidiol, componente da Cannabis sativa.
A proposta busca acolher, diagnosticar e tratar pacientes cujo tratamento com a cannabis medicinal possua eficácia comprovada ou incentivo científico. Além disso, visa promover debates e fornecer informações sobre o uso da medicina canábica por meio de palestras, fóruns e cursos de capacitação.
Leia também: Inscrições para Concurso de Música Sertaneja seguem até domingo
Um dos autores do projeto, vereador Julio Küller, falou com o portal Boca no Trombone e esclareceu que muitos pacientes que sofrem de doenças graves têm buscado os medicamentos com a base na planta, porém o valor muito alto dificulta a compra para o tratamento. “Muitos têm buscado esse medicamento que tem um custo elevado e tem buscado inclusive fora do país, então é uma grande oportunidade que nós temos de legislar aqui no município, trazendo para perto dessas pessoas um tratamento eficaz”, enfatiza.
Confira abaixo a fala completa do vereador Julio Küller:
O projeto também prevê a aquisição de medicamentos de entidades sem fins lucrativos, autorizadas para o cultivo e manipulação de plantas do gênero Cannabis para fins medicinais. Além disso, propõe auxiliar e fomentar o cultivo da cannabis medicinal em conformidade com a legislação federal.
Para receber os medicamentos, será necessário apresentar prescrição médica e laudo descrevendo o caso, bem como comprovar a incapacidade financeira para adquiri-los. O projeto autoriza o Poder Executivo a auxiliar associações a cultivar e produzir extratos da planta em nível municipal, buscando ampliar o acesso ao uso medicinal da cannabis.
A iniciativa tem como objetivo principal melhorar a qualidade de vida dos pacientes com doenças ou transtornos crônicos refratários, proporcionando alívio de sintomas e redução de danos psicossociais. Com base nos direitos fundamentais da Constituição Federal, o projeto busca proteger a saúde e o bem-estar social dos indivíduos.
A análise e deliberação do projeto de lei pela Câmara Municipal de Ponta Grossa serão fundamentais para determinar a viabilidade de sua implementação. Clique aqui para acessar o PDF do Projeto de Lei.
Haddad reiterou que a arrecadação está dentro das previsões e negou que haja mudança na…
Programa foi sancionado nesta semana. O comerciante deverá abrir alvará para expor seus produtos
O crime ocorreu no dia 1º de janeiro de 2016, durante uma confraternização de Ano…
a equipe apreendeu um tijolo de maconha, localizado pelo cão "BOLT", do GOC da GCM,…
Serão mais de 12 horas de atividades, incluindo apresentações culturais, uma feira de artesanato e…
Jogos serão divididos em dois ginásios e ocorrem a partir das 8h30. Finais do Masculino…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade